
O arcebispo de Maceió, Dom Beto Breis, acredita que o recém-eleito Papa Leão XIV deve seguir o legado deixado pelo Papa Francisco e afirmou que o pontífice tem uma trajetória de destaque na América Latina. O nome de Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi anunciado nesta quinta-feira (8), após o encerramento do conclave, no Vaticano.
O arcebispo ressaltou que, já no primeiro discurso, o novo papa demonstrou sensibilidade ao se comunicar em espanhol com carinho e emoção à diocese onde atuou no Peru.
“Ele fez questão de falar em espanhol, se dirigiu à igreja de uma antiga diocese com carinho. Percebi até uma certa emoção e disse que aprendeu a ser pastor ali. Ele é alguém que estava exercendo uma função burocrática nos últimos anos, mas que traz uma bonita e expressiva experiência pastoral em um país da América Latina. Isso com certeza vai ser muito bom", disse ele.
Artigos Relacionados
Dom Beto também ressaltou a proximidade entre Francisco e Leão XIV. “Ele era muito próximo a Francisco. A função que lhe foi atribuída revela o carinho e admiração que Francisco tinha por ele. Do jeito dele. Todo papa tem seu jeito. Com certeza teremos uma continuidade. Não haverá uma ruptura.”
Sobre a escolha do nome Leão XIV, o arcebispo fez referência histórica ao Papa Leão XIII, conhecido por lançar as bases da doutrina social da Igreja. “O papa Leão XIII foi o primeiro papa da chamada doutrina social da igreja. Mostrava a preocupação da igreja com as duas ideologias: comunismo e capitalismo, que se afastavam do evangelho. Talvez ele quisesse que a igreja voltasse com essa sensibilidade social. E que a dimensão social é uma dimensão integrante da evangelização”, contou Dom Beto Breis.
Ele ainda frisou que o novo pontífice vai trazer muita alegria para a igreja. “Papa Francisco dizia que Deus não nos cansa de nos surpreender. [...] É um nome que tem uma trajetória muito bonita. É um norte-americano, mas com uma experiência pastoral no Peru, tanto como frade agostiniano depois como bispo de uma diocese com vários desafios”, finalizou o arcebispo.
O novo líder da Igreja Católica, Robert Francis Prevost, de 69 anos, que usará o nome Leão XVI, foi anunciado na tarde desta quinta-feira (8), no Vaticano, após o fim do conclave e a liberação da fumaça branca na Capela Sistina.