Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

FAF lança cartilha de combate ao racismo e campanha 'Assédio Não'

Faixas, panfletos e cartazes foram exibidos nas partidas do fim de semana, válidas pelo Campeonato Brasileiro

A campanha "Assédio Não – Dignidade para Todos", desenvolvida pelo Ministério Público de Alagoas (MPAL), com a participação da Federação Alagoana de Futebol (FAF), foi destaque nos estádios de futebol em Alagoas no último fim de semana. Além disso, a FAF vem se destacando por tem lançado uma cartilha anti-racismo.

Em entrevista ao programa Bola Quente, da Rádio Gazeta 94.1 FM, o presidente da FAF, Felipe Feijó, comentou sobre o racismo e classificou como um desafio a ser enfrentado.

Leia também

"É um desafio que a humanidade vem enfrentando recentemente. São problemas sociais e o racismo é mais um deles. Hoje têm algumas situações muito claras que afastam os torcedores dos estádios. São problemas que estão enraizados na sociedade. A gente tem que usar a exposição que o futebol dá de maneira positiva".

"Parece que falta um pouco de empatia das pessoas no mundo que a gente vive. Para mim, fica cada vez mais claro que as pessoas cometem determinados crimes como o racismo e a manipulação de resultados, sem ter o conhecimento".

A ideia da FAF é que haja uma conscientização maior para os torcedores e atletas que recebam a cartilha.

Felipe Feijó esteve presente no estúdio do Timaço, nesta terça-feira
Felipe Feijó esteve presente no estúdio do Timaço, nesta terça-feira | Foto: Fernanda Medeiros

"O Brasil é um país muito misturado e a gente tem que respeitar essas diversidades. A gente tem que mostrar o que é, o que acontece e as consequências. A gente pode começar a fazer essas conscientização, desde o torcedor, até o atleta, nas categorias de base, inclusive".

Felipe relembrou recentes casos de assédio e racismo no futebol alagoano. "Tivemos, recentemente, nas nossas competições, racismo sofrido por um integrante da imprensa. Uma garota que denunciou um caso de assédio em Arapiraca. Então, as situações que a gente enfrenta, não são alheias a nossa realidade. Recentemente, nessa campanha contra o assédio, a gente se associou ao MP. Futebol tem uma visibilidade maior. Futebol tem que se aliar a essas boas campanhas. Usar a visibilidade que tem e dar o ponto de partida. É importante a Federação sair na frente".

Panfletos com informações da campanha foram distribuídos para o público em geral, nos jogos do Campeonato Brasileiro Séries B, C e D - no caso, CSA x São Bernardo e CRB x Juventude, no Estádio Rei Pelé, em Maceió; e no duelo Cruzeiro x Falcon, no Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca.

Cartazes também foram fixados em locais de grande movimentação nos estádios. Inclusive, na partida entre CSA e São Bernardo-SP, no Rei Pelé, os jogadores do Azulão posaram com uma faixa da campanha, contendo a frase: "Dignidade para todos".

Campanha contra assédio no trabalho foi exibida no Estádio Rei Pelé, em jogo do CSA
Campanha contra assédio no trabalho foi exibida no Estádio Rei Pelé, em jogo do CSA | Foto: Augusto Oliveira/FAF

Segundo a FAF, a distribuição dos panfletos, bem como ações da campanha, vão continuar nos jogos em Alagoas. Na semana passada, o presidente da entidade alagoana, Felipe Feijó, esteve na sede do MPAL e se reuniu com o subprocurador-geral administrativo institucional, Lean Araújo, quando foi discutido o assunto.

Idealizada pelo Ministério Público de Alagoas (MPAL), a campanha conta com a participação do Governo do Estado, órgãos do Sistema de Justiça e a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas