Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Câmara Municipal promulga leis de Fábio Costa que criam a Rota Ambiental e o Dia do Voto Livre e Consciente

Vereador espera melhor controle no descarte do lixo, além da promoção do conhecimento e fortalecimento da cidadania

Nessa última quarta-feira (27), a Câmara Municipal de Maceió promulgou duas leis que foram propostas pelo vereador Fábio Costa (PP), sendo a primeira que cria a ‘Rota Ambiental’ e, a outra, que institui o Dia Municipal do Voto Livre e Consciente, em 26 de junho, incluindo, no calendário do município, a Semana Municipal de Conscientização contra a Compra de Votos.

A Rota Ambiental tem como objetivo monitorar e fiscalizar veículos limpa-fossas e efluentes na capital, usando o Geoposicionamento Global – GPS. O dispositivo possibilitará, em tempo real, a localização e identificação da rota percorrida por estes veículos, com horário, data e local em que é feito o descarte dos dejetos e efluentes coletados.

“A ideia é termos o controle dos descartes no município de Maceió, de forma que ao exercer a atividade fiscalizadora se possa ter conhecimento real dos locais por onde esses veículos estejam trafegando e onde estiveram e/ou estejam parados, buscando, dessa forma, coibir a destinação irregular do produto transportado, combatendo as operações clandestinas do despejo de esgoto e efluentes em rios, nascentes, córregos, lagoas, galarias pluviais, rede de macrodrenagem, canaviais e em outros locais impróprios e inadequados, bem como garantir a identificação imediata dos transgressores que insistam na atividade poluidora fraudando suas anotações de descarte”, disse.

O vereador, inclusive, já denunciou prática de crime ambiental no antigo lixão de Maceió, em Cruz das Almas. À época, a área estava sendo agredida com o despejo irregular de chorume. O lugar, que deveria estar desativado, ainda mantinha lagoas do líquido, que esborrava e contaminava o lençol freático. Após a denúncia, a empresa V2 foi notificada e multada, além de ser obrigada a fazer a drenagem.

Ele também constatou despejo de chorume na Praia da Avenida. Os caminhões saíam carregados do Centro de Tratamento de Resíduos do Aterro Sanitário (CTR) e jogavam o material no mar, por meio do Emissário Submarino. Após a atuação do parlamentar, as empresas foram multadas pelo transporte irregular.

Artigos Relacionados

Dia Municipal do Voto Livre e Consciente

Com a promulgação da lei que institui o Dia Municipal do Voto Livre e Consciente, o vereador Fábio Costa pretende promover o conhecimento e fortalecimento da cidadania sob o aspecto político; abordar a importância das eleições; debater e promover a conscientização sobre a importância do voto livre e consciente para que possam fazer uma escolha segura nas urnas e as consequências da corrupção eleitoral em decorrência da captação ilícita ou compra de votos; além de orientar o eleitor em como proceder com as denúncias de crimes eleitorais.

A sugestão dada pelo vereador é para que o município promova eventos relacionados ao tema, como campanhas, seminários, palestras, debates, fóruns e encontros, abordando temas como estado democrático de direito, soberania popular exercida por meio do voto, eleições limpas, captação ilícita de sufrágio, compra de votos e combate à corrupção eleitoral.

Fábio Costa ainda disse que a escolha de 26 de junho como Dia do Voto Livre e Consciente é simbólica, levando em consideração a Lei Federal nº 13.120, de 7 de maio de 2015, que instituiu a data como Dia Nacional da Consciência do 1º Voto.

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas