Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Única mulher medalhista olímpica do Irã abandona o país

Kimia Alizadeh, de 21 anos, foi medalhista de bronze no Taekwondo nas Olimpíadas do Rio de Janeiro

A única iraniana a ter uma medalha olímpica, Kimia Alizadeh, de 21 anos, anunciou que abandonou o país em postagem na rede social Instagram. No texto, ela disse que é "uma das milhões de mulheres oprimidas no Irã". Kimia venceu a medalha de bronze no Taekwendo nas Olímpiadas do Rio de Janeiro, em 2016.

A carta foi postada em persa, a língua falada no Irã. Nela, ela diz que "tudo o que eles disseram, eu usava. Cada frase que eles pediram, eu repeti". "Eles colocaram minhas medalhas no véu obrigatório e a atribuíram à sua administração e tato", acrescentou.

Leia também

A atleta está na Europa, mas não informou em que país na postagem. "Não queria me sentar à mesa da hipocrisia, mentiras, injustiça e lisonja", continuou ela na postagem. Ela revelou ainda que a "decisão é ainda mais difícil de vencer do que o ouro olímpico", mas que continua sendo "filha do Irã onde quer que esteja".

A defecção da atleta acontece em meio aos problemas enfrentados pelo país com os Estados Unidos e a repercussão do acidente envolvendo o avião da Ukranian Airlines, derrubado por engano pelo sistema anti-míssil do país.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas