Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Médicos tentam salvar russo internado com sintomas de envenenamento

Alexei Navalny é opositor do governo de Vladimir Putin, na Rússia

Médicos russos faziam o possível para salvar a vida do líder da oposição Alexei Navalny, internado na UTI de um hospital da Sibéria, com sintomas de envenenamento, segundo informações de sua equipe.

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

Uma ambulância aérea decolou na madrugada desta sexta-feira (21) de Nuremberg, no sul da Alemanha, para buscar o ativista, informou a imprensa alemã.

Leia também

Alemanha e França ofereceram "toda a ajuda médica" necessária. A chanceler alemã, Angela Merkel, se declarou "chocada" e o presidente francês, Emmanuel Macron, disse se sentir "extremamente preocupado". Ambos pediram "clareza" e transparência", respectivamente, sobre o estado de saúde do opositor.

Navalny, um dos maiores críticos do Kremlin, viajava de Tomsk, na Sibéria, a Moscou em um avião que precisou fazer um pouso de emergência quando o líder da oposição começou a se sentir mal.

Shorts Youtube
Play
Influenciador é preso em operação contra o Comando Vermelho

Influenciador é preso em operação contra o Comando Vermelho

Play
Jovem é encontrado morto em terreno baldio no bairro Cleto Marques

Jovem é encontrado morto em terreno baldio no bairro Cleto Marques

Play
Defensoria cobra solução para atrasos na coleta de lixo em Maceió

Defensoria cobra solução para atrasos na coleta de lixo em Maceió

Play
Operação prende 9 suspeitos e influenciador PTK em Alagoas

Operação prende 9 suspeitos e influenciador PTK em Alagoas

Play
Enem 2026: Inscrições encerram nessa sexta-feira

Enem 2026: Inscrições encerram nessa sexta-feira

"Os médicos estão fazendo tudo o que podem, eles estão realmente lutando para salvar sua vida", disse Anatoli Kalinitshenko, vice-diretor do hospital de Omsk, onde o opositor foi internado na Unidade de Terapia Intensiva e colocado em um respirador.

A porta-voz do ativista, Kira Yarmysh, que viajava com ele, disse à rádio Echo de Moscou que ele foi vítima de um "envenenamento intencional".

"Acreditamos que Alexei foi envenenado com algo misturado em seu chá. Essa foi a única coisa que ele bebeu pela manhã", postou no Twitter.

Segundo ela, Navalny parecia estar "totalmente bem" pela manhã em Tomsk, mas "logo após a decolagem, ele perdeu a consciência".

O Dr. Kalinitshenko especificou que a condição de saúde do opositor era "estável" e apontou ser ainda cedo para confirmar se foi um envenenamento.

Navalny, um advogado de 44 anos cujas postagens sobre a corrupção das elites russas são amplamente acompanhadas nas redes sociais, já foi vítima de vários ataques físicos.

Em 2017, ele sofreu queimaduras em um olho quando indivíduos jogaram um líquido desinfetante em seu rosto. Em julho de 2019, quando cumpria uma breve pena de prisão, também alegou ter sido "envenenado" com um "material químico desconhecido" e foi transferido para um hospital. As autoridades afirmaram que se tratou de uma "reação alérgica" e não encontraram "nenhuma substância tóxica" em seu organismo.

"Pronta recuperação"

Por meio de seu porta-voz Dmitri Peskov, o Kremlin desejou a Navalny, "como a qualquer outro cidadão russo", "uma pronta recuperação". O Kremlin já informou que está disposto a cooperar com o traslado do opositor, internado em Omsk, na Sibéria, para o exterior.

Navalny viaja atualmente por toda a Rússia para promover sua estratégia para as eleições regionais a serem realizadas em cerca de 30 regiões em setembro. Ele já esteve em várias cidades para apoiar candidatos da oposição.

"O partido no poder tem muito dinheiro, só podemos contar com a ajuda de pessoas boas e honestas", declarou ele no Instagram na quarta-feira (19), junto com uma foto tirada na rua com jovens de Tomsk.

Navalny e seu Fundo de Combate à Corrupção (FBK), criado em 2012, são constantemente perseguidos pelas autoridades e enfrentam multas e buscas repetidas. Seus seguidores são frequentemente detidos.

Tags

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas