Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Menos da metade dos testes de Covid do Brasil permite saber se vírus está ativo

Exames PCR, que identificam quem está com a Covid, correspondem a 40% dos 11 milhões feitos

O Brasil fez mais de 11 milhões de testes de Covid-19 desde o início da pandemia, mas apenas 40% deles são do tipo RT-PCR ? capaz de identificar o material genético do vírus ativo no corpo humano ?, segundo um levantamento exclusivo do G1 junto às secretarias estaduais de saúde.

Especialistas ouvidos pelo Jornal Hoje alertam que a testagem no país não é eficaz uma vez que no Brasil se faz mais testes sorológicos ? que revelam quem já teve o vírus ? do que exames RT-PCR. É só a partir desse segundo tipo que é possível identificar as infecções e rastrear contatos.


O Ministério da Saúde separa os testes para o novo coronavírus em duas categorias: RT-PCR e sorológicos.



A pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Tatiane Moraes, explicou que ao se fazer testes sorológicos, "estamos olhando para o passado". Ela explica que ele não é indicado para controlar a pandemia e serve como um registro de quem já se infectou.

"Pode ser há um mês atrás, há duas semanas atrás, a gente não sabe", disse Moraes. "A gente não vê, a gente não identifica uma política de testagem. Quando a gente fala de política de testagem ? é qual é a prioridade de teste. O tipo de teste e qual a prioridade por grupo que deve ser testado."

Alta positividade

A taxa de positividade ? que compara o número de resultados positivos para o vírus em relação aos testes realizados no país ? dos exames de Covid-19 segue alta no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, ela está em 32,6%. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que este número não passe dos 5%.

Para o doutor em microbiologia, Atila Iamarino, não aumentar a capacidade do país em ampliar o número de testes do tipo RT-PCR no Brasil é um erro. Segundo ele, há uma maior oferta de novos tipos de testes que identificam o vírus ativo, mais baratos e eficientes que os aplicados no país.

"Apesar do aumento do volume de testes total grande parte dos novos testes que o Brasil tem feito nos últimos meses são imunológicos", disse Iamarino.

"Os testes de laboratório seguem numa quantidade constante desde mais ou menos o meio do final do mês de maio. Esse número precisa aumentar se a gente quer seguir pra uma reabertura consciente e controlando a situação daqui pra frente", disse Iamarino.

Testes por estado


O levantamento apresentou também como é a distribuição dos dois tipos de testes no país, por estado. São Paulo aparece no topo da lista e, de março até agosto foram feitos 3 milhões de testes. No estado, 61% dos exames foram do tipo RT-PCR, menos de 30% foram realizados na rede pública.

O Ministério da Saúde informou em um comunicado que vem realizando ações para ampliar o diagnóstico da Covid-19 e que o Brasil estendeu a testagem para todos os pacientes com casos leves da doença no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Ministério disse ainda que a média diária de exames realizados passou de 1.148 em março, para 22.711 em agosto.

Leia também

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas