Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > TECNOLOGIA E GAMES

Twitter registra recorde de pedidos de governos para exclusão de conteúdo

Para vice-presidente de políticas públicas globais e filantropia do Twitter os pedidos de remoção são um 'desafio'.

O Twitter informou na última terça-feira (25) que governos ao redor do mundo fizeram um número recorde de pedidos de remoção de conteúdo na rede social entre janeiro e junho de 2021.

Foram 43.387 demandas legais para a remoção de posts de 196.878 contas, segundo o último relatório de transparência da plataforma.

Leia também

As demandas legais incluem uma combinação de ordens judiciais e outros pedidos formais para remover conteúdo, seja de entidades governamentais ou de advogados que representam indivíduos, de acordo com a plataforma.

Segundo o Twitter, esse foi o maior número de contas alvo e o maior número de solicitações de remoção pelos governos desde que a companhia começou a divulgar os dados em 2012.

A maioria das solicitações (95%) vieram de cinco países. O Japão foi o campeão de pedidos, seguido por Rússia, Turquia, Índia e Coreia do Sul. O site está bloqueado em vários países, incluindo China e Coreia do Norte.

O Twitter disse que reteve o acesso ao conteúdo em certos países ou exigiu que os titulares de contas removessem parte ou todo o conteúdo relatado em 54% das demandas legais globais neste período.

Destaques do Brasil

As autoridades brasileiras pediram 141 remoções de conteúdo de 472 contas entre janeiro e junho de 2021, número menor do que as 288 solicitações feitas para 1.086 contas no período anterior analisado pelo Twitter, entre julho e dezembro de 2020.

Entre as solicitações, 39% foram atendidas pela plataforma – no total, foram 138 tuítes e 7 contas retidas.

O país teve destaque no relatório por ter realizados 4 pedidos legais relacionados à contas de veículos de imprensa ou de jornalistas verificados – a campeã desse tipo de solicitação foi a Índia, com 89 pedidos, seguido pela Turquia (59), Rússia (40) e Paquistão (18).

O documento também deu ênfase para o Brasil no quesito "conteúdo restaurado", quando um material removido é colocado de volta ao ar. Foram 42 tuítes restaurados após o período eleitoral de 2020, que tinham sido bloqueados para cumprir com leis eleitorais e ordens judiciais.

'Desafios'

Na visão da vice-presidente de políticas públicas globais e filantropia do Twitter, Sinead McSweeney, os pedidos de remoção são um "desafio".

“Estamos enfrentando desafios sem precedentes à medida que governos de todo o mundo tentam cada vez mais intervir e remover conteúdo”, afirmou McSweeney em comunicado.

"Esta ameaça à privacidade e à liberdade de expressão é uma tendência profundamente preocupante que requer toda a nossa atenção", completou.

As principais empresas de mídia social estão enfrentando escrutínio contínuo de governos e reguladores globais sobre o material que permitem em suas plataformas.

O Twitter, junto com empresas como o Facebook, da Meta, e o Google, da Alphabet, enfrentou críticas nos Estados Unidos e em outros países sobre como combate questões como desinformação e discurso de violência em sua plataforma.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas