iOS 15 chega aos iPhones nesta segunda-feira

Atualização está disponível para todos os modelos do celular, a partir do 6S; há mudanças na privacidade e na experiência dos usuários

A Apple libera, nesta segunda-feira (20), a nova versão do sistema operacional do iPhone, o iOS 15. A atualização está disponível para todos os modelos do celular, a partir do 6S. Segundo a empresa, o iOS 15 traz mudanças gráficas e operacionais, além de prometer maior segurança aos usuários, com novos controles de privacidade.

Saúde

Apple faz alerta de segurança para usuários de iPhone 12 com marca-passo. “O iOS 15 torna as ligações do FaceTime mais naturais, apresenta o SharePlay para experiências de compartilhamento, ajuda os usuários a manter a concentração com novas maneiras de gerenciar notificações e traz mais inteligência às fotos e buscas para acessar informações de forma rápida”, informou a Apple.

O upgrade ocorre cerca de duas semanas após a Apple promover atualização emergencial para proteger seus usuários da ação do programa espião Pegasus, que dispensa a necessidade de que a pessoa clique em link malicioso para infectar o sistema.

Veja as principais novidades do iOS 15:

Privacidade: a Proteção de Privacidade do App Mail impede que os remetentes saibam se um e-mail foi aberto e oculta os endereços de IP, para que não seja possível saber a localização do usuário ou usá-lo para criar um perfil dele.

iCloud+: Para quem assina o serviço iCloud+, será possível ocultar o endereço do e-mail na hora de fazer inscrições em sites.

FaceTime: os usuários agora podem compartilhar experiências usando o SharePlay enquanto se conectam com as pessoas pelo FaceTime. Aparelhos Android e Windows também poderão entrar nas ligações. Além disso, há melhoras na qualidade de áudio do serviço.

Notificações: as notificações foram redesenhadas, adicionando fotos de contato para pessoas, e ícones maiores para apps. “Para ajudar a reduzir a distração, um novo resumo coleta notificações dispensáveis para mostrá-las em um momento mais oportuno, como pela manhã e à noite”, explica a Apple.

Safari: o serviço de buscas da Apple tem um novo design que, segundo a empresa, deixa os controles mais fáceis de alcançar só com uma mão e coloca o conteúdo em primeiro plano.