Google apresenta Android 12 com novo visual; veja o que muda

Companhia revelou avanços em inteligência artificial e produtos. Novidades foram apresentadas durante conferência de desenvolvedores Google I/O, que aconteceu na Califórnia

O Google apresentou nesta terça-feira (18) as novidades do Android 12, nova versão do seu sistema operacional para celulares, durante o evento para desenvolvedores Google I/O.

A companhia também revelou novidades para outros produtos, como as ferramentas empresariais do Workspace, as chamadas de vídeo pelo Meet, Google Fotos e avanços em inteligência artificial.

Veja o que foi anunciado:

Android 12

Segundo o Google, são atualmente 3 bilhões de aparelhos rodando o sistema operacional da empresa ao redor do mundo – entre celulares, tablets, relógios, carros e outros dispositivos.

Todos os aplicativos e serviços do Google devem incorporar uma linguagem visual chamada de "Material You", mais colorida e personalizável, segundo a empresa.

Um exemplo dessa linguagem é a tela inicial do Android. Ao escolher um papel de parede, o sistema vai identificar a paleta de cores e vai se adaptar – todos os menus vão incorporar tons compatíveis.

A nova aparência do sistema inclui botões maiores, mais animações de transição entre aplicativos e uma nova barra de notificações.

Recursos de privacidade:

Seguindo novidades de controle de privacidade anunciadas pela concorrente Apple no ano passado, o Google adicionou indicadores da utilização da câmera e microfone.

Um pequeno ponto aparecerá no topo direito da tela para indicar que o microfone ou a câmera estão ativos.

Há ainda uma opção nas configurações para desabilitar completamente os componentes, para todo o sistema – e quando um app precisar usá-los, uma janela pedirá permissão.

Haverá ainda um "painel de privacidade" que vai mostrar quantas vezes e por quanto tempo os recursos de localização, microfone e câmera foram ativados.

Outras novidades:

  • Será possível tirar capturas de tela (prints) de telas completas – o sistema vai automaticamente rolar uma janela para pegar todo o conteúdo;
  • O Google prometeu melhorar a integração com lojas de aplicativos de outras empresas;
  • Mais integração com Chrome OS, o sistema da empresa presente nos Chromebooks;
  • O sistema também ganhou um controle remoto integrado para sistemas com Android TV, como as novas gerações do Chromecast e TVs;
  • Os smartphones Pixel, fabricados pelo próprio Google, ganharão melhorias na câmera para representar com mais fidelidade fotos com pessoas negras.

Quando chega?

As atualizações do Android dependem de cada fabricante que utiliza o sistema – alguns modelos, por exemplo, estão recebendo o Android 11 somente neste ano.

O Google disse, no entanto, que está trabalhando com parceiros para acelerar a chegada das novas versões.

Google Fotos

O Google Fotos, que deixará de ser gratuito em junho, vai ganhar novos recursos nos próximos meses:

  1. Uma inteligência artificial vai criar uma versão animada combinando fotos tiradas em sequência, criando movimento "natural", como se fosse um vídeo;
  2. Os usuários vão poder escolher datas ou certas pessoas para não aparecerem no recurso de memórias, que mostra fotos de anos anteriores. A ideia é evitar a lembrança de momentos difíceis;
  3. Pastas com senhas para proteger fotos sensíveis.

Inteligência artificial

A empresa demonstrou alguns avanços na área de inteligência artificial (IA), como o modelo de linguagem "LaMDA", que pode usado para aplicações de diálogo – conversas com assistentes virtuais, por exemplo.

Nas demonstrações do Google, a inteligência artificial "incorporou" a identidade de Plutão, contando algumas curiosidades como a composição geológica do planeta e detalhes sobre a missão New Horizons, que levou uma sonda para estudar o planeta-anão, em primeira pessoa.

O produto ainda está em fase de pesquisas, segundo o presidente da companhia. Por enquanto, essa IA só compreende texto escrito – com o tempo, a intenção é expandir as capacidades para vídeos, permitindo fazer buscas como "me mostra o momento em que um leão ruge no por do sol".

Gerenciador de senhas

O navegador Google Chrome conta, há algum tempo, com um gerenciador de senhas – uma ferramenta que permite salvar as informações de login dos sites.

Durante a conferência, a companhia anunciou algumas melhorias como um atalho para alterar a senha quando for identificado que as suas credenciais foram vazadas.

Google Meet e Workspace

A plataforma de videochamadas Google Meet vai ganhar, nos próximos meses, opções para reorganizar as janelas de cada participante e legendas automaticamente traduzidas.

As novidades do Workspace, suíte de ferramentas para trabalho e produtividade, que foram anunciadas em outubro passado, estão disponíveis a partir de agora.

Entre elas a possibilidade de fazer chamadas de voz ou vídeo direto de um documento de texto ou apresentação de slides e melhorias nas opções de marcar outros colaboradores em projetos.