Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > TECNOLOGIA E GAMES

Fifa x PES: rivalidade dos games divide até melhores amigos

Jogabilidade e nível de realidade dividem visitantes da feira de games, que acontece em São Paulo até domingo (13)

Os estandes da PlayStation e do Xbox na Brasil Game Show, feira de games em São Paulo, estão frente a frente. Do lado da primeira, é possível jogar "Fifa 20". Na segunda, jogadores tem "PES 2020".

A rivalidade entre os jogos, lançados em setembro, se destaca no corredor que separava os estandes na feira de games. E ela divide até melhores amigos.

Leia também

Vinícius de Oliveira e Kayki Andrade foram juntos à BGS com o objetivo de testar as novas versões dos jogos e chegar a um veredito. O primeiro obstáculo foi conseguir um horário para testar os jogos da PlayStation, que precisavam ser marcados previamente por aplicativo. Não deu para eles, e só conseguiram jogar "PES".

Vinícius, fã do game da Konami, venceu o amigo por 7 a 0. Aproveitou pra tripudiar do colega exaltando seu jogo preferido.

"A jogabilidade é mais tocada e ele funciona como simulador de futebol. É melhor para cruzar, retrancar a bola. O ?Fifa? não reproduz tão bem essas jogadas. Além disso, a captura dos movimentos e o suor escorrendo dos jogadores são muito reais", diz o adolescente de 16 anos.

Revoltado, Kayki se defende após a derrota por goleada. "Eu não consigo entender os comandos do ?PES? de tão confuso. A definição dos times do ?Fifa? e os gráficos são muito superiores."

Time ?PES?

O novo capítulo da Konami veio com maior foco em esports e até adicionou a modalidade ao nome oficial do jogo. A jogabilidade do "PES 20" tem movimentação mais lenta, mais contato entre os jogadores e mais autonomia para o jogador.

O funcionário público Vinicius Pedroso, de 30 anos, gosta dos times exclusivos do "PES". "Prefiro porque eu gosto de futebol e não de patinação, como acontece no ?Fifa?. Além disso, tem muito time brasileiro exclusivo."

Para o professor Guilherme Liberalesso, de 23 anos, o mérito é dos gráficos. "É mais realista e tem um gráfico melhor, times exclusivos e modos com histórias interessantes e dinâmicas."

O estudante Calebe Santos, de 16 anos, é prático. "É mais simples de jogar e mais fácil de aprender".

Time ?Fifa?

O jogo da EA voltou com jogabilidade mais leve e também mais realista. Assim como o rival, o jogo também exige mais habilidades do gamer para conduzir seus jogadores.

O gerente Alessandro Akim, de 18 anos, defende "Fifa" pela praticidade do jogo online e a memória afetiva. "Jogo desde pequeno com meus primos e amigos, é ótimo".

Já os amigos João Vitor Fetti e Gabriel Borges, de 19 anos, concordam que o título da EA é "superior", mas discordam nos motivos.

"'Fifa' é mais complexo se comparado ao ?PES?. Ele exige mais do jogador e tem gráficos mais realistas e sofisticados", disse João Vitor.

Para Gabriel, é o contrário: "A jogabilidade é melhor, mais dinâmica. É mais fácil de fazer gol e realizar movimentos amplos. Também prefiro os times licenciados do ?Fifa?."

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas