Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > SÃO JOÃO DE MASSAYÓ

Palcos multiculturais mostram a força da cena musical alagoana, no São João de Maceió

Na Praça Dois Leões, Coreto do Jaraguá e no polo Tabuleiro só se apresentam artistas locais, oxigenando o São João de Maceió com a diversidade de ritmos que a cidade possui

O São João de Maceió também garante espaço para a produção cultural local. Na noite de sábado (25), a diversidade de ritmos dos artistas maceioenses deu um tom multicultural aos festejos juninos. Do forró ao rap, da quadrilha ao soul, o São João ‘Massayó Sol...Mar...Forró mostrou que Maceió é massa.

No polo Tabuleiro, uma cidade cenográfica contemplou a parte alta de Maceió com os festejos juninos. Lá, o arrasta pé foi comandado pela quadrilha junina Dona Dadá, o forró do grupo Pé de Serra Alagoana e a quadrilha junina Amanhecer no Sertão. O prefeito de Maceió, JHC, esteve no local para prestigiar as apresentações e destacou a valorização da cultura em Maceió.

Leia também

“Estamos conseguindo integrar essa tradição, uma competição saudável, que traz apresentações que nos enchem de orgulho. Não é à toa que a casa está sempre cheia, e isso é o resgate da nossa cultura e das nossas tradições. Estamos valorizando os artistas locais”, frisa JHC.

Prefeito JHC prestigia São João no polo Tabuleiro.
Prefeito JHC prestigia São João no polo Tabuleiro. | Foto: Micael Silva/Secom Maceió

Na Praça Dois Leões, as bandas Tequilla Bomb, Favela Soul e Alex NSC agitaram o público com um repertório autoral, releituras de clássicos da música brasileira e muita improvisação, fruto da experimentação musical que caracteriza a produção sonora alagoana.

Atrações locais como a banda Favela Soul animaram noite de sábado em Jaraguá.
Atrações locais como a banda Favela Soul animaram noite de sábado em Jaraguá. | Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

O integrante do Tequilla Bomb, Toninho ZS, acredita que essa iniciativa é importante para a cultura da cidade.

“O São João é uma festa tradicional nossa e agora a gente tá podendo contribuir mostrando a cultura popular, a cultura de periferia e isso é muito gratificante pra gente”, assegura o músico.

Bandas Tequilla Bomb, Favela Soul e Alex NSC se apresentaram na Praça Dois Leões.
Bandas Tequilla Bomb, Favela Soul e Alex NSC se apresentaram na Praça Dois Leões. | Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Quem estava lá não poupou elogios. Morador do Jacintinho, Geysson Santos, foi um dos que aprovou a democracia rítmica do maior São João do Litoral. "É fundamental pensar em palcos alternativos, para entender a diversidade que há na cidade”, destaca.

“Esses palcos, só com artistas locais e com um público grande, prova que pessoas consomem o que é produzido na cidade, então, se conseguimos enxergar o que é produzido aqui, a gente vê a importância de valorizar tudo isso”, finaliza Geysson Santos, com olhos atentos ao palco Dois Leões.

Também teve muito forró pé de serra. O coreto do Jaraguá – com sua arquitetura histórica dos anos 20 – foi o cenário de muitos casais dançando agarradinho ao som do triangulo, zabumba e sanfona do Trio Colibri, Trio Bille do Forró e Trio Os Pajés Nordestinos.

Casal dança ao som do Fórró Pé de Serra no Coreto de Jaraguá.
Casal dança ao som do Fórró Pé de Serra no Coreto de Jaraguá. | Foto: Célio Júnior/Secom Maceió

Isabel e Márcio Alcântara vieram de Jacarecica para o rala bucho da Prefeitura. "Preferimos um forró pé de serra tradicional.  Valorizar o forró e o nosso estilo é bom pro turismo. Hoje é o primeiro e vamos vir amanhã pra curtir o forró pé de serra", comenta, sem largar o par.

(se não consegui foto deste casal acima, também tem a opção de substituir pelo parágrafo abaixo)

Ana Maria Souza saiu de Marechal Deodoro para curtir o arrasta pé da Prefeitura. “Eu gostei demais de toda a programação, mas vim especialmente para o Correto. Senti muita falta nesses dois anos e esperava ansiosa que esse ano abrisse. A Prefeitura distribuiu os forrós em palcos e eu achei maravilhoso”, falou, enquanto ensaia os passos.

No rala bucho do Forró Pé de Serra no Coreto de Jaraguá.
No rala bucho do Forró Pé de Serra no Coreto de Jaraguá. | Foto: Célio Júnior/Secom Maceió

Já no Estacionamento do Jaraguá os artistas locais Rick Araújo e Maryjane, além de Beto Marcolino, dividiram o palco com Felipe Amorim, Gustavo Mioto e Bruno e Marrone. Os músicos alagoanos se sentiram lisonjeados com o respeito que lhes foi conferido por toda a equipe de produção e pelo acolhimento do público.

Bruno e Marrone se apresentaram no palco central do polo Jaraguá.
Bruno e Marrone se apresentaram no palco central do polo Jaraguá. | Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

“A emoção e a alegria tomaram conta da gente, porque a energia de todos os envolvidos desde os garis, passando pela equipe do palco e do público foi muito gratificante. E, como artistas da terra, ver a valorização que o público nos deu nos deixa muito felizes. Não tem pagamento melhor para um artista do que ele ser reconhecido pelo público. Da primeira à última música todo mundo participou e, por isso, não temos palavras para expressar a gratidão”, revela a dupla de artistas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas