Vídeo mostra como duplicação da AL-110 está transformando o Agreste alagoano
Obra de R$ 62,3 mi liga Arapiraca a São Sebastião e reforça logística, segurança viária e atração de investimentos no interior
O Governo de Alagoas inaugura nesta quarta-feira (24) uma das obras de infraestrutura mais importantes dos últimos anos para o Agreste alagoano: a duplicação da rodovia AL-110, no trecho entre Arapiraca e São Sebastião. Com investimento superior a R$ 62,3 milhões, a intervenção amplia a capacidade de tráfego em uma das principais vias da região e reforça um ciclo de investimentos que vem transformando a realidade econômica e social do interior do estado.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

A entrega será realizada em dois momentos. Em Arapiraca, a inauguração ocorre na quarta-feira (24). Já em São Sebastião, a programação acontece na quinta-feira (25).
Leia também

Ao todo, foram duplicados 22,617 quilômetros da rodovia. A obra inclui serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação asfáltica, implantação de sarjetas, meio-fio, sinalização horizontal e vertical, além de canteiro central e muretas de concreto voltadas à ampliação da segurança viária.
A expectativa é que a melhoria da infraestrutura reduza o tempo de viagem, aumente a segurança para motoristas e contribua para a diminuição dos custos logísticos, especialmente para produtores rurais, comerciantes e transportadores que utilizam diariamente a rodovia.


Servidores cobram da PF apuração sobre perdas de recurso do Iprev Maceió

Governo inaugura ponte na zona rural de São José da Tapera

Renan Filho volta a defender projeto coletivo e união de forças para futura chapa

Em discurso, senador Renan critica gestão anterior à do filho no governo de Alagoas
A obra também fortalece a integração entre o Agreste e outras regiões do estado, ampliando a conexão com importantes eixos rodoviários e criando melhores condições para a circulação da produção agrícola e industrial.
Infraestrutura como vetor de crescimento
Especialistas apontam que investimentos em logística possuem impacto direto na competitividade dos municípios, facilitando o acesso a mercados consumidores e reduzindo custos operacionais para empresas e produtores.
Em Arapiraca, considerada a principal cidade do interior de Alagoas, a melhoria da malha viária tem sido apontada como um dos fatores que contribuem para a expansão do comércio, do setor de serviços e da atividade industrial.

Mais segurança para quem trafega
Outro aspecto destacado pelo Governo de Alagoas é o ganho em segurança viária. A duplicação incorpora elementos modernos de engenharia, como canteiro central, muretas de proteção e nova sinalização, que ajudam a reduzir riscos de colisões e aumentam a segurança dos usuários da rodovia.
O trecho entre Arapiraca e São Sebastião registra intenso fluxo de veículos, incluindo transporte de cargas, ônibus e deslocamentos diários de trabalhadores e estudantes. Com a ampliação da capacidade da via, a expectativa é reduzir pontos de conflito e melhorar as condições de trafegabilidade.

Investimentos
A nova AL-110 terá impacto direto na mobilidade, na segurança viária e na logística de transporte, beneficiando não apenas o Agreste, mas também municípios do Sertão, do Litoral Sul e do Baixo São Francisco.
“A obra da duplicação de Arapiraca a São Sebastião é um marco histórico para o desenvolvimento do Agreste, do Sertão, do Litoral Sul, do Baixo São Francisco. As pessoas vão se deslocar com segurança. Nós teremos um escoamento da produção e uma logística com eficiência, o que promoverá o fortalecimento do produto interno bruto, a chegada de novas empresas, de investimentos privados, de novas indústrias, de empregos e oportunidades para essas três regiões”, afirmou Paulo Dantas.
A duplicação da AL-110 é considerada estratégica por ligar Arapiraca, principal polo econômico do interior alagoano, a importantes corredores logísticos do estado. A expectativa é que a melhoria da infraestrutura contribua para reduzir custos de transporte, ampliar a competitividade regional e facilitar a circulação de mercadorias e pessoas.

Além dos impactos econômicos, o governador ressaltou que a obra integra uma política mais ampla de investimentos em infraestrutura desenvolvida pelo Estado nos últimos anos, com foco na melhoria da qualidade de vida da população.
“É o Estado de Alagoas seguindo no rumo certo, entregando uma boa infraestrutura para que o Estado consiga alcançar ainda mais um desenvolvimento com solidez e um desenvolvimento que promove a melhor qualidade de vida para as pessoas e para a sociedade”, declarou.

A entrega da duplicação ocorre em um momento de expansão dos investimentos públicos em rodovias, mobilidade e logística, áreas consideradas estratégicas para sustentar o crescimento econômico do interior e fortalecer a atração de novos empreendimentos para Alagoas.
Com a conclusão da obra, a expectativa do Governo do Estado é consolidar um novo eixo de desenvolvimento regional, ampliando a integração entre municípios e criando condições mais favoráveis para a geração de empregos, renda e oportunidades no Agreste e em regiões vizinhas.
