Veja quais são as oito chapas que se inscreveram para a eleição de governador-tampão e vice de AL

Eleição indireta, que chegou a ser suspensa, mas foi retomada após decisão do ministro Gilmar Mendes, ocorrerá no próximo domingo (15), às 13h

A Assembleia Legislativa (ALE) registrou a inscrição de oito chapas para concorrer aos cargos políticos de governador-tampão e vice na eleição indireta, que acontece no próximo domingo (15), às 13h. Os candidatos tiveram até as 13h, nesta última quinta-feira (12), para fazer a inscrição.

Entre as chapas, que devem ser únicas, após determinação do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), estão políticos, militares do Corpo de Bombeiros, médico, técnico em radiologia, sociólogos, entre outros.

Com as inscrições concluídas, a ALE publicou o ato no Diário Oficial também nessa quinta. Foi determinado um prazo de 48 horas para o recebimento dos pedidos de impugnação, que serão submetidas à apreciação da Mesa Diretora. As candidaturas impugnadas têm 24 horas para apresentar as defesas.

Veja a lista de chapas únicas:

  • 1ª chapa:

Os bombeiros militares Luciano Valdomiro Silva Fontes (governador) e Rogers Tenório dos Santos (vice-governador).

Luciano Valdomiro Silva Fontes é um dos candidatos a governador-tampão - Foto: Reprodução/TV Gazeta

  • 2ª chapa:

Deputado Cabo Bebeto - Luiz Alberto Alves Teixeira (governador) e o vereador por Maceió Leonardo da Fonseca Dias (vice-governador).

Cabo Bebeto e Leonardo da Fonseca Dias são candidatos a governador-tampão e vice - Foto: Reprodução/ALE

  • 3ª chapa:

O servidor público Flávio Henrique Catão Nogueira (governador) e a economista Rocielle Almeida Pacheco (vice-governadora).

Flávio Henrique Catão Nogueira é um dos candidados a governador-tampão - Foto: Reprodução

  • 4ª chapa:

O engenheiro civil Francisco Aureliano Rocha de Vasconcelos Teixeira (governador) e o instrutor de trânsito Jeová Evaristo da Silva (vice-governador).

Francisco Aureliano Rocha de Vasconcelos Teixeira é um dos candidados a governador-tampão - Foto: Reprodução

  • 5ª chapa:

O técnico em radiologia Wadeildo José Gomes Vasconcelos Bezerra (governador) e a enfermeira Niedja Santos de Oliveira (vice-governadora).

  • 6ª chapa:

O deputado David Maia de Vasconcelos Lima (governador) e o vereador por Maceió José Siderlane Araújo de Mendonça (vice-governador).

David Maia e José Siderlane são candidados a governador-tampão e vice - Foto: Reprodução/ALE

  • 7ª chapa:

A socióloga Danubia Karlla da Silva Barbosa (governadora) e o cientista político Arlan Montilares de Oliveira Silva (vice-governador).

Danubia Karlla da Silva Barbosa é uma das candidatas ao cargo de governadora-tampão - Foto: Reprodução

  • 8ª chapa:

O deputado Paulo Suruagy do Amaral Dantas (governador) e o médico José Wanderley Neto (vice-governador).

Paulo Dantas e José Wanderley são candidatos a governador-tampão e vice - Foto: Divulgação

O cargo de governador do estado ficou vago com a desincompatibilização de Renan Filho para concorrer a um cargo nas eleições de outubro. O de vice-governador estava vago com a saída de Luciano Barbosa para disputar as eleições municipais de 2020, e o presidente da Assembleia Legislativa não quis assumir o mandato, pois também será candidato em outubro.

Atualmente, o presidente do Tribunal de Justiça (TJ), o desembargador Klever Loureiro, está no comando executivo até a realização da eleição indireta, que chegou a ser suspensa, mas foi retomada após decisão do ministro Gilmar Mendes.

Na liminar, Mendes determinou que o edital seja adequado à Constituição para estabelecer que o registro e a votação dos candidatos seja feito por chapas Isso porque, segundo o ministro, a unicidade da chapa visa assegurar que a chefia do Executivo desempenhe suas funções em comunhão mínima de propósitos, principalmente sob o ponto de vista ideológico, além de evitar eventuais crises.