Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Renan Filho veta projeto de lei que institui programa Escola Livre

Governador afirma que matéria limita pluralismo de ideias

O governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), vetou na íntegra o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa que institui o programa "Escola Livre" na rede estadual de ensino. O veto foi publicado na edição desta segunda-feira (25) do Diário Oficial.

Conforme a publicação, a matéria aprovada é inconstitucional, porque apresenta vícios formais e materiais. O programa estabelecia a neutralidade dos profissionais em sala de aula no que diz respeito aos aspectos político, ideológico e religioso.

Leia também

O primeiro argumento utilizado por Renan Filho para vetar o projeto é de que cabe ao Executivo a iniciativa de "reformulação do Sistema Estadual de Ensino, com a criação de novas diretrizes para a atuação dos professores em sala de aula".

No entanto, o governador ressalta que, caso o programa entre em vigor, acarretará em um custo adicional ao Estado, com a necessidade de capacitação dos professores.

"(...) a proposição  legislativa  estabelece  ingerência  na  base  da política educacional do Estado de Alagoas, com consequente dispêndio pecuniário, tendo em vista os custos imprescindíveis à concretização dos enunciados normativos", pondera o governador.

Renan Filho também ressalta que o projeto de lei vai de encontro à "liberdade de aprender e ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber" e "pluralismo de ideias e de concepções pedagógica".

"Com  efeito,  a  partir  do  momento  que  se  proíbe  o  professor  de  tecer qualquer consideração de natureza filosófica, política e ideológica, sem qualquer parâmetro adequado, acaba-se por tolher o amplo espectro de atuação do profissional da educação, ao tempo em que, muitas vezes, impede que o aluno tenha contato com universos outros necessários à formação de sua adequada convicção e compreensão de mundo", observa.

No entanto, Renan Filho ressalta que não cabe ao Estado promover ideologias através da rede estadual de ensino. "Não  se  está  a  dizer,  por  óbvio,  que  se  perfaz  possível  a  imposição de  concepção  pedagógica/ideológica  de  certo  governo,  mas  é imprescindível preservar a viabilidade de contato do anulo com o plexo de ideias subjacente à realidade fática", conclui.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas