Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Projeto que autoriza venda de bebidas em estádios é vetado pelo governo

Renan Filho cita Estatuto de Defesa do Torcedor e e decreto do governo federal para justificar proibição

Aprovado pela Assembleia Legislativa, o projeto de lei que autoriza e regulamenta a venda e consumo de bebidas alcoólicas em eventos desportivos em Alagoas foi vetado na íntegra pelo governador Renan Filho (PMDB). A decisão foi publicada na edição desta segunda-feira (25) do Diário Oficial.

O governador justifica o veto com base no Estatuto de Defesa do Torcedor, que veda expressamente o consumo de bebidas alcoólicas em eventos esportivos.

Leia também

"(...) ao disciplinar  de  maneira  contrária  às  diretrizes traçadas pelo Ente Federal, a proposta legislativa sob análise  ultrapassa o limite da competência suplementar conferida ao Estado, o que leva à  sua inconstitucionalidade", destaca Renan Filho.

Outro ponto abordado por ele para justificar o veto é o decreto federal que institui a Polícia Nacional sobre o Álcool, que associa o consumo de bebidas com a violência dentro e fora dos estádios.

"A vedação ao consumo de bebidas em eventos esportivos foi impulsionada pela sua associação com a violência, motivo pelo qual consta, expressamente, na diretriz 13 do Decreto Federal nº 6.117, de 22 de maio de 2007, que instituiu a Política Nacional sobre o Álcool, a seguinte previsão: 13 - estimular e fomentar medidas que restrinjam, espacial e temporalmente, os pontos de venda e consumo de bebidas alcoólicas,  observando os contextos de maior vulnerabilidade às situações de violência e danos sociais", conclui.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas