Pesquisa Ibrape/Governo de AL: Rodrigo Cunha obtém 30%, Paulo Dantas conquista 18% e Jó Pereira alcança 7%

Instituto ouviu 2 mil pessoas em diversos municípios alagoanos; confiança da pesquisa é estimada em 95%

A Gazetaweb divulga, nesta terça-feira (8), a primeira grande pesquisa realizada pelo Ibrape mostrando como se desenha a disputa ao governo de Alagoas, em 2022. Numa simulação de primeiro turno eleitoral em que se apresentam os nomes do deputado estadual Paulo Dantas (MDB), do senador Rodrigo Cunha (PSDB), e da deputada estadual Jó Pereira (MDB), o parlamentar tucano fica com 30%, Dantas alcança 18% e Jó obtém 7%. O percentual de indeciso é de 26%, tendo 19% de branco e nulo.

Na simulação atual de um segundo turno das eleições entre Rodrigo Cunha e Paulo Dantas, o Ibrape contabilizou 33% para Cunha, enquanto Dantas obteve 19%. Faltando ainda quase um ano para o eleitorado alagoano comparecer às urnas, nesse cenário de confronto direto, a aferição atual apresenta 28% de indecisos e 20% de sufrágios em branco e nulo.

Conforme o Ibrape, o intervalo de confiança da pesquisa estimada é de 95%, com margem de erro máxima de 3% para mais ou menos. O diretor do instituto, Francivaldo Diniz, analisou que esta foi a primeira e grande pesquisa realizada em todas as regiões de Alagoas este ano.

"Com a aplicação de duas mil entrevistas, o Ibrape alcançou, além de Maceió, 44 municípios do Estado, entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro. O universo pesquisado alcançou os eleitores com 16 anos ou mais, dentro do critério de representatividade socioeconômica. A pesquisa possui margem máxima de erro de três pontos percentuais", declarou.

Municípios que Ibrape coletou as intenções de votos dos alagoanos na disputa pelo governo do estado - Foto: Reprodução