
O governador Paulo Dantas e a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, oficializaram, nesta terça-feira (18), um novo avanço na rede de proteção às mulheres em Alagoas. Durante evento realizado na Praça dos Martírios, em Maceió, foi assinado o contrato de repasse para a construção da primeira Casa da Mulher Brasileira no estado, no bairro Benedito Bentes. Além disso, Dantas confirmou que Alagoas receberá mais duas unidades do programa, em Arapiraca e Santana do Ipanema.
A Casa da Mulher Brasileira é um equipamento que centraliza serviços de atendimento humanizado para mulheres em situação de violência, oferecendo acolhimento psicossocial, assistência jurídica, delegacia especializada, juizado, defensoria pública, alojamento provisório e apoio para autonomia econômica. O projeto faz parte do Programa Mulher Sem Violência e será viabilizado com investimento federal de R$ 19 milhões.
Leia também
“Agradeço ao presidente Lula e à ministra Cida Gonçalves pelo apoio no fortalecimento da política de proteção às mulheres em Alagoas. Além da unidade que será construída em Maceió, já estamos aptos a receber mais duas Casas da Mulher Brasileira, uma em Santana do Ipanema e outra em Arapiraca, garantindo essa rede de acolhimento em diferentes regiões do estado”, afirmou Paulo Dantas.
A ministra Cida Gonçalves destacou o protagonismo de Alagoas na implementação de políticas para mulheres e lembrou que o estado foi pioneiro na criação de uma Secretaria da Mulher. “Alagoas sempre esteve à frente dessa pauta, e hoje reforça ainda mais esse compromisso. Esse ato representa a vontade política do presidente Lula e do governador Paulo Dantas de garantir políticas eficazes de combate à violência de gênero”, ressaltou.
Fortalecimento da rede de proteção
A secretária da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas, Maria Silva, ressaltou a importância das Casas da Mulher Brasileira para romper o ciclo de violência e anunciou o lançamento da campanha Deixa Ela Quieta, voltada para o combate ao assédio sexual durante o Carnaval. “Assédio é crime, e precisamos conscientizar a sociedade sobre essa pauta. Hoje, ao lado do governador, reforçamos esse compromisso de enfrentar todas as formas de violência contra as mulheres”, afirmou.
Além da construção da Casa da Mulher Brasileira, Paulo Dantas assinou dois decretos que ampliam a política de proteção às mulheres no estado:
- Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios: prevê campanhas educativas, capacitação de profissionais e fortalecimento da rede de apoio às vítimas.
- Plano Estadual de Políticas para as Mulheres: estrutura ações voltadas para mulheres em diferentes contextos sociais, incluindo negras, quilombolas, indígenas, LGBTQIA+, pescadoras e marisqueiras.
Com esses novos investimentos, Alagoas amplia sua rede de proteção e reforça políticas públicas voltadas para o enfrentamento à violência de gênero.