
A Assembleia Legislativa de Alagoas deve analisar, em caráter de urgência, o projeto de lei enviado pelo governador Paulo Dantas que prevê um reajuste salarial de 4,83% para os servidores públicos estaduais. O aumento tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2024 e será aplicado de forma retroativa ao mês de maio, beneficiando aproximadamente 100 mil servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas dos três Poderes.
Com esse novo reajuste, os servidores acumulam uma valorização de 25,68% desde o início da atual gestão, o que representa o maior percentual de ganho consecutivo para o funcionalismo público estadual desde que o IPCA passou a ser adotado como referência, em 2011.
Leia também
O projeto foi construído em parceria com as secretarias da Fazenda e do Planejamento, mantendo o equilíbrio das contas públicas e respeitando os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A previsão é que o impacto na folha de pagamento chegue a R$ 715 milhões em 2025, sem afetar a capacidade de investimento do governo.
De acordo com o governador Paulo Dantas, “esse equilíbrio fiscal permite a Alagoas acessar repasses e linhas de crédito com juros mais baixos, viabilizando investimentos em áreas como saúde, infraestrutura e educação”.
Com o reajuste de 2025, Paulo Dantas se torna o único governador da história de Alagoas a conceder aumentos salariais todos os anos durante sua gestão.