
O governador Paulo Dantas assinou, nesta segunda-feira (17), um Protocolo de Intenções com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa) e a Comunidade Intermunicipal do Oeste – OesteCIM, com o intuito de fortalecer a colaboração internacional e promover a qualificação de servidores públicos estaduais.
O acordo facilita o acesso de servidores efetivos aos programas de pós-graduação da Universidade de Lisboa, buscando melhorar a formação técnica e o aprimoramento da gestão pública no Estado.
Leia também
O governador ressaltou a importância da parceria para a implementação de políticas públicas mais eficazes, que beneficiem diretamente a população de Alagoas. "Essa colaboração será essencial para aprimorar nossa gestão e oferecer melhores cursos, além de nos auxiliar a desenvolver políticas públicas que resultem em melhorias na qualidade de vida da população", declarou Paulo Dantas.
João Catarino, coordenador do ISCSP-ULisboa, destacou que o convênio tem duas principais vertentes: capacitação de servidores e apoio ao desenvolvimento de políticas públicas. "Acreditamos que essa parceria será uma oportunidade para trocarmos experiências e aprendermos uns com os outros. Temos vasta experiência na capacitação de governos e entidades públicas, tanto no Brasil quanto no exterior, e esperamos fazer o mesmo com Alagoas", afirmou Catarino.
O protocolo, com duração de cinco anos, possibilitará a utilização da Escola de Governo de Alagoas (EGAL) para apoiar os cursos de extensão e pós-graduação, além de integrar programas governamentais. O secretário de Relações Internacionais e Federativas, Hugo Leahy, explicou que o projeto inclui iniciativas como o governo digital e outras ações relevantes para o Estado.
Pedro Folgado, presidente da CIM Oeste e da Câmara de Alenquer, ressaltou que os municípios da comunidade intermunicipal enfrentam desafios semelhantes aos de Alagoas, o que pode gerar benefícios mútuos. "Somos uma Smart Region, focada na verticalização dos dados para promover uma governança inteligente e um ambiente mais eficiente. Podemos compartilhar com Alagoas as experiências adquiridas na região Oeste de Portugal", completou Folgado.
A assinatura do protocolo também contou com a presença da procuradora-geral do Estado, Samya Suruagy; do secretário de Governo, Vitor Pereira; do chefe do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro; além de representantes da Universidade de Lisboa e da CIM Oeste, como o professor Joaquim Caeiro, do ISCSP-ULisboa; Ricardo Pinto, presidente do ISCSP; e Paulo Simões, secretário executivo da CIM Oeste.