Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Nova diretoria do Sebrae/AL toma posse e assume até 2026

Evento solene reuniu autoridades das esferas municipal, estadual e federal, nessa segunda (23), em Maceió

A nova diretoria do Sebrae Alagoas tomou posse durante solenidade realizada na noite dessa segunda-feira (23), na sede da Instituição, em Maceió. O corpo diretivo fica na função até 2026.

Tomaram posse o novo presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Alagoas, Domício Arruda Silva, e a Diretoria Executiva eleita, Vinicius Lages, diretor-superintendente; Juliana Almeida, diretora de Administração e Finanças; e Keylle Lima, diretor técnico.

Durante a cerimônia, Domício Arruda Silva destacou a importância desta missão. “Para mim, é uma honra ser presidente do CDE do Sebrae Alagoas. Porque os senhores conselheiros me elegeram para representá-los, com a responsabilidade de traçar as políticas e as estratégias de atuação. Também é uma oportunidade, porque poucos cargos dão ao seu titular a possibilidade de contribuir de modo tão concreto com o desenvolvimento do Estado”, afirmou.

Domício José Gregório Arruda Silva é agrônomo, produtor de leite e se destacou a partir de sua atuação como presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) e membro da diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal).

O novo presidente do CDE liderou o fortalecimento da pecuária de leite em Alagoas, sobretudo, em parceria com instituições como o Sebrae Alagoas, fomentando o Programa de Melhoramento Genético das raças leiteiras, baseado em transferência de embriões. Ele também foi eleito presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, durante o triênio 2023/2025.

Ele assume o cargo que antes tinha como titular José da Silva Nogueira Filho, o Zezinho Nogueira, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).

Na solenidade, também tomou posse o vice-presidente do CDE do Sebrae Alagoas, José Gilton Pereira Lima, presidente da Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL) e do Sindicato do Comércio Varejista de Palmeira dos Índios (Sindilojas Palmeira).

Superintendência

O novo diretor-superintendente é Vinicius Lages, alagoano que possui uma história consolidada no Sistema Sebrae. Ele faz parte do quadro institucional desde 2000 e esteve à frente da Diretoria Técnica e da Diretoria de Administração e Finanças do Sebrae Nacional. Vinicius também foi ministro do Turismo, de 2014 a 2015 e, no Legislativo, ocupou o cargo de chefe de gabinete da presidência do Senado Federal, de 2015 a 2016. Vinicius Lages, até o ano passado, foi diretor técnico do Sebrae Alagoas.

Durante a cerimônia, o novo diretor-superintendente abordou alguns desafios que deverão ser enfrentados. “Temos o duplo desafio de melhorar a competitividade sistêmica da nossa economia, que requer diversificá-la, inová-la sempre com a atenção à agenda da sustentabilidade, que é um requisito fundamental de mercado. É essencial, também, observar esses indicadores sociais que trazem alguns alertas em relação ao futuro. A inclusão produtiva torna-se estratégica nesse contexto, dado que essas oportunidades abrem grandes eixos de possibilidades para os pequenos negócios em todas as cadeias”, destacou.

Vinicius Lages assume o lugar que foi de Marcos Vieira, durante 18 anos. Além de diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, Vieira já foi secretário de Educação do Estado de Alagoas; secretário municipal de Desenvolvimento Urbano; diretor-presidente e membro do Conselho de Administração do Serviço de Engenharia do Estado de Alagoas (Serveal); e fundador e professor do Curso de Arquitetura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Ele também já foi vereador de Maceió.

Liderando o Sebrae Alagoas, Marcos Vieira foi responsável pelo incentivo e avanços em diversos setores da economia alagoana, através de projetos, programas e parcerias que ajudaram a fortalecer o ambiente empreendedor e as micro e pequenas empresas.

“Enquanto dirigente dessa Instituição, eu e meus amigos [confidenciando o relacionamento próximo com seus diretores] não titubeamos em criar boas parcerias unindo forças e esforços na busca por fazer do Sebrae um player, preparado e sempre disposto ao enfrentamento de quaisquer desafios. O que nos fez ficar no topo do ranking entre os melhores do Sistema Sebrae, com um dos melhores atendimentos ao cliente, sendo um dos mais produtivos e inovadores. Hoje, graças ao empenho de todos, dos nossos colaboradores e parceiros, o Sebrae é uma instituição admirada e imprescindível para a economia de Alagoas”, ressaltou o ex-diretor-superintendente durante a solenidade.

Diretoria de Administração e Finanças

A diretoria de Administração e Finanças foi ocupada pela advogada Juliana Lopes de Farias Almeida. Ex-prefeita de Mar Vermelho, por três mandatos, a nova diretora conhece de perto as ações que o Sebrae promove para o desenvolvimento do ambiente favorável às micro e pequenas empresas, junto aos municípios alagoanos. Juliana Almeida já foi reconhecida com o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na 8ª e 10ª edição.

“Os desafios são muitos. Dar continuidade a um trabalho de uma gestão que durou 18 anos não é fácil. Tenho certeza que meu conhecimento em gestão, com a vontade que estou de trabalhar aqui, de fazer acontecer, somará muito. Nós, da nova diretoria, viemos para dar continuidade e trazer novas soluções, muita dinâmica para o Sebrae. Essa Instituição é um exemplo de conhecimento, de técnica e sentimos aqui uma unidade muito grande em prol de Alagoas”, pontuou.

Juliana substitui José Roberval Cabral, que liderou a área por 18 anos no Sebrae. Cabral já foi diretor da Central de Cobrança da Câmara de Dirigentes Lojista de Maceió (CDL); membro do Conselho Consumidor da Companhia Energética de Alagoas (CEAL); presidente da CDL Maceió; diretor e representante da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas CNDL/DF; e presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Alagoas (FCDL). Roberval Cabral também é advogado e empresário.

Artigos Relacionados

Diretoria técnica

O novo diretor técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima, é economista e durante 15 anos foi conselheiro fiscal da Instituição. Ele também acumula experiência em gestão pública, pelos anos de trabalho na área de desenvolvimento econômico no Governo de Alagoas, como superintendente de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico de Alagoas, entre 2007 e 2011.

Keylle Lima falou sobre suas expectativas ao assumir a diretoria técnica do Sebrae Alagoas.

“Os desafios e as responsabilidades são muito maiores agora. Nós temos que buscar a inclusão produtiva, combater as desigualdades em Alagoas e fortalecer o pequeno negócio. Esses são os principais objetivos da nova gestão do Sebrae. Se considerarmos os indicadores socioeconômicos do Estado, vemos que precisamos desenvolver mais o pequeno negócio em todos os setores, seja no comércio, serviços, agricultura e indústria”, frisou.

Presente à solenidade, o vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, enfatizou que o Sebrae pode contribuir para o desenvolvimento e, consequentemente, com a diminuição da pobreza no Estado.

“A quantidade de gente que vive abaixo da linha da pobreza é muito grande. Vamos ter que cuidar de setores como a agricultura, incentivando produtos como a própolis vermelha. Podemos exportar, e com isso, ajudar a inclusão social dentro da agricultura familiar. Há muito a fazer ainda nesse Estado. Confiamos muito no Vinicius e na nova diretoria do Sebrae para dar a força necessária”, finalizou o vice-governador.

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), lembrou a importância do legado deixado pelos diretores e falou sobre a nova diretoria.

“Quando se tem uma passagem por qualquer cargo, temos que deixar um legado para impactar as futuras gerações. Esse é o meu desejo. Não consigo fazer isso sozinho, e o Sebrae tem sido esse parceiro. Fico feliz em ver essa simbiose, essa união de pensantes e pessoas extremamente capacitadas para estarem nesses lugares. É um privilégio para Alagoas e para Maceió tê-los aqui”, concluiu JHC.

A Presidência do Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva foram eleitas para assumir a o Sebrae Alagoas durante o quadriênio 2023/2026.

*com Ascom Sebrae

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas