Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

MPE dá parecer favorável e diz que Luciano tem direito a propaganda eleitoral

Parecer da procuradora eleitoral, Raquel de Melo Teixeira, contraria decisão tomada pelo desembargador Otávio Praxedes

O processo eleitoral, em Arapiraca, que gira em torno da disputa do candidato Luciano Barbosa, da coligação "Para Arapiraca Voltar a Crescer", com seus adversários e o Diretório Estadual do MDB, teve mais uma reviravolta a seu favor. Nesta quarta-feira (4), a Procuradoria Eleitoral atendeu ao recurso da defesa e devolveu o direito de fazer propaganda eleitoral.

Em parecer sobre o recurso, impetrado pela defesa de Barbosa, a procuradora eleitoral, Raquel de Melo Teixeira, manifestou-se contra a liminar concedida pelo desembargador Otávio Praxedes, que havia suspendido a propaganda, com base no fato do Diretório Estadual do MDB ter expulsado o candidato da sigla.

Leia também

Conforme relatou Praxedes em sua liminar, caso Luciano continuasse fazendo campanha poderia induzir o eleitor ao erro. Mas, no entendimento da procuradoria, tal interpretação não encontra sustentação legal, já que candidaturassub judice,como a de Luciano, é que poderiam sofrer prejuízo imediato.

"Com todas as vênias, não é possível considerar que uma candidaturasub judicepoderia induzir o eleitorado a erro e que tal circunstância seria suficiente para negar ao candidato a garantia prevista no art. 16-A da Lei das Eleições e no art. 51 da Res. TSE 23.609/2019, sob o questionável fundamento de configurar risco de dano irreparável ao processo eleitoral", disse Raquel.

Conforme a Gazeta Digital e Gazetaweb já haviam antecipado, como caberia recurso e a discussão sobre a legalidade ou não do processo de escolha, em convenção, de Barbosa, pelo Diretório Municipal do MDB, poderá chegar até mesmo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até lá a candidatura segue com todos os direitos inerentes a um candidato.

Nome nas urnas

Uma outra conquista de Luciano Barbosa foi o direito de manter o nome nas urnas eletrônicas que serão usadas no próximo dia 15 de novembro, em Arapiraca, quando acontece o 1º turno das eleições municipais.

A juíza eleitoral Ana Raquel Gama negou o pedido dos Calheiros e do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de retirada do nome de Luciano Barbosa das urnas.

Disputa

Os questionamentos sobre a legalidade da Convenção Municipal do MDB arapiraquense, desde o início, ocorreram fora de todos os prazos legais previstos no estatuto do partido e na Legislação Eleitoral vigente. Mas, ainda assim, o Diretório Estadual do MDB, presidido pelo senador Renan Calheiros (MDB), com total apoio do governador Renan Filho (MDB) tem utilizado de todas as "armas" para tentar queimar a candidatura de Luciano.

O ex-companheiro dos Calheiros passou a ser um incômodo quando desistiu da ideia de continuar como vice-governador para recomeçar sua vida política, na condição de gestor, em Arapiraca. O grupo que lidera, foi derrotado quatro anos atrás, quando Rogério Teófilo (PSDB), falecido há dois meses, venceu o pleito. Com sua morte, Barbosa viu a possibilidade de reocupar o espaço perdido.

Porém, em caso de vitória e diante do desejo do governador Renan Filho (MDB) de se candidatar ao Senado Federal, ele teria que repassar o comando do estado para o deputado estadual Marcelo Victor (Solidariedade). É que, de acordo com a legislação eleitoral, para tornar esse "sonho" realidade, o emedebista terá que se afastar seis meses antes do governo.

Neste caso, sem vice, o governo seria liderado por Victor, que é do grupo político do deputado Arthur Lira (Progressistas). O parlamentar, no momento, é o principal adversário do MDB e dos Calheiros em Alagoas. Com influência em Brasília, liderando o Centrão e com apoio do presidente Bolsonaro, poderia destronar a família de Renan do poder.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas