Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Klever Loureiro diz que ação que pede suspensão da eleição para governador-tampão é inadequada

Partido PSB ingressou na Justiça para pedir a suspensão do pleito, que está marcado para acontecer na próxima segunda-feira (2)

O governador interino Klever Loureiro afirmou, por meio de nota, que a ação do Partido Socialista do Brasil (PSB), que pede a suspensão da eleição para o cargo de governador-tampão de Alagoas, é um "ato inadequado e antidemocrático”. A declaração de Loureiro foi feita na tarde desta quarta-feira (27), antes de seguir para o município de Pilar, onde cumpre agenda oficial.

Klever Loureiro disse que entende que o "mencionado pleito segue em consonância com os princípios constitucionais, razão pela qual a ação não colabora para a preservação do princípio da harmonia e da separação dos Poderes."

A ação do PSB foi protocolada nesta quarta-feira (27), na 18º Vara Civil de Maceió, pelo diretório executivo da legenda, presidida em Alagoas pelo prefeito de Maceió, JHC.

No total, a ação questiona quatro pontos, sendo o primeiro que diz respeito à unidivisibilidade da chapa. Sobre isso, o advogado Henrique Vasconcellos explicou que a legislação eleitoral prevê que qualquer tipo de pleito, seja indireto ou indireto, deve ser realizado para escolha a partir de uma chapa única e não da maneira como o Parlamento definiu: primeiro para governador e, depois, para o vice-governador (em separado).

Artigos Relacionados

A questão do voto aberto também foi alvo do partido. “Apesar de o STF ter um posicionamento em outra ação, na Bahia, apresentamos novos argumentos e a manifestação contundente do ministro Gilmar Mendes em uma ação de constitucionalidade. Para o ministro, o voto secreto evita pressão aos deputados. No caso de Alagoas, temos 15 deputados do MDB, um candidato a governador-tampão deste partido e a maioria da Mesa Diretora filiada à sigla”, reforçou Vasconcellos.

A ação ainda questiona a ausência de devido processo legal e duplo grau de jurisdição e pede ao Tribunal de Justiça concessão de liminar para que o processo seja apreciado com a máxima urgência, devido ao que o partido considera ser como fatos graves, e por causa da proximidade do pleito.

Veja a nota na íntegra:

Palácio República dos Palmares

Gabinete do Governador

O governador Klever Loureiro, antes de se dirigir na tarde desta quarta-feira ao município do Pilar, onde cumpre agenda oficial, fez questão de externar seu ponto de vista sobre o que qualificou de “ato inadequado e antidemocrático” a ação intentada contra o processo de eleição indireta para escolha do novo governador do Estado de Alagoas, marcado para ocorrer no Poder Legislativo do Estado, na próxima segunda-feira, dia 02 de maio. Pela formação jurídica que possui, Sua Excelência entende que o mencionado pleito segue em consonância com os princípios constitucionais, razão pela qual a ação não colabora para a preservação do princípio da harmonia e da separação dos Poderes.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas