
A entrega da Comenda Tavares Bastos, a mais alta honraria da Assembleia Legislativa de Alagoas, foi feita em homenagem ao ex-governador Teotonio Brandão Vilela Filho, nesta sexta-feira (9), durante sessão solene no Parlamento estadual. A honraria foi proposta pela deputada estadual Cibele Moura (MDB) em reconhecimento aos serviços prestados por Vilela ao desenvolvimento do Estado. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, deputado Marcelo Victor, e contou com a presença de diversas autoridades.
Durante seu discurso, a deputada Cibele Moura destacou o compromisso do homenageado com a coletividade e a habilidade de dialogar com diferentes correntes políticas. “Hoje nos reunimos em um momento de profunda reflexão e celebração, para honrar a vida e a trajetória de um homem cuja dedicação e trabalho incansável deixaram uma marca indelével na história de Alagoas (...)", afirmou a parlamentar.
Leia também
Ela também ressaltou que, tanto no Senado quanto no Executivo estadual, Teotonio Vilela Filho demonstrou uma clara vocação para o serviço público, inspirado pelos valores do pai, o ex-senador Teotônio Brandão Vilela, o “Velho Teotônio”.
Visivelmente emocionado, o ex-governador agradeceu a homenagem e relembrou passagens marcantes de sua trajetória.
"Hoje nos reunimos em um momento de profunda reflexão e celebração, para honrar a vida e a trajetória de um homem cuja dedicação e trabalho incansável deixaram uma marca indelével na história de Alagoas. Teotonio Vilela Filho não é apenas um nome, mas um símbolo de integridade, ética e compromisso com o desenvolvimento do nosso Estado. Sua vida é um testemunho de que a política, quando exercida com seriedade e amor ao próximo, pode transformar realidades e construir um legado que perdura por gerações", contou a parlamentar.
Vilela também evocou a história política da Assembleia ao lembrar o episódio de 1957, quando seu pai, então deputado estadual, protagonizou embates com o bisavô de Cibele Moura, Abraão Fidélis de Moura, em lados opostos no plenário da Casa. Para o homenageado, o gesto da deputada simboliza a valorização do respeito entre contrários.
"Fui escolhido senador em três ocasiões: 1986, 1994 e 2002. Fui eleito governador em dois pleitos: 2006 e 2010. Creio que cumpri minhas obrigações como cidadão, atendendo às convocações para batalhas que considero muito importantes. E, em cada uma dessas missões, procurei dar além do melhor que eu poderia dar. Procurei me superar. Não digo que consegui, mas sei que me esforcei de corpo e alma, intensamente, e me orgulho disso. Procurei ser digno de quem me achou digno do cumprimento dessas tarefas: o povo alagoano", declarou.
Ao encerrar sua fala, Teotonio Vilela lembrou a importância histórica de Tavares Bastos, figura que dá nome à comenda, e destacou sua atuação como defensor das reformas políticas e do desenvolvimento regional.
Encerrando a cerimônia, o presidente Marcelo Victor destacou que a homenagem foi aprovada por unanimidade e reforçou a importância do legado de Vilela para o Estado.
"Desejo que o discurso do nosso homenageado sirva de inspiração para que consigamos ter diálogo e criar a cultura da paz em Alagoas, para que o Estado possa se desenvolver. Alagoas tem dívidas sociais, e o governador e senador Teotonio Vilela, nos momentos em que teve oportunidade, pagou essa dívida com seu trabalho, sempre pautando sua vida pública na melhoria da vida de quem mais precisa. Com diálogo e paz, vamos conseguir desenvolver Alagoas", finalizou ele.
A solenidade contou com a presença de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes de entidades de classe e parlamentares estaduais.