
Três casos de raiva em morcegos foram identificados nos bairros de Cruz das Almas, Guaxuma e Garça Torta, em Maceió. Para evitar novos registros da doença, a Vigilância em Zoonoses fará uma ação de bloqueio vacinal na região.
O bloqueio vacinal será feito em cães e gatos para evitar a proliferação da doença.
Leia também
Em março de 2025, após a confirmação da morte de um morcego pelo vírus da raiva na capital, os veterinários da Vigilância do Centro de Zoonoses de Maceió realizaram uma ação emergencial de vacinação de cerca de 500 cães e gatos nos bairros de Mangabeiras, Cruz das Almas e Jatiúca.
A equipe foi acionada após um casal do bairro de Mangabeiras relatar a presença de um morcego morto no quintal de casa. O cão desses moradores recebeu a vacina antirrábica e passou a ser monitorado. Já o morcego foi coletado e enviado para análise no Laboratório Central da Bahia, que confirmou a presença do vírus da raiva.
A raiva é uma doença muito grave em mamíferos e tem alta letalidade, por isso a ação emergencial busca evitar a contaminação de outros animais e sua chegada às pessoas. O bloqueio é realizado por meio da vacinação em massa de cães e gatos, independentemente da situação vacinal dos animais.