Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Estado paga 13º dia 15 de dezembro e pode decretar emergência por microcefalia

Possibilidade foi levantada pelo governador Renan Filho; ele se reúne hoje com secretária de Saúde

Alagoas pode decretar situação de emergência em decorrência do aumento de casos de microcefalia, como já aconteceu nos estados de Pernambuco e Sergipe. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) oficializou, por meio de nota técnica à imprensa, a notificação de 97 casos em Alagoas. Noventa e quatro deles foram confirmados após o decreto de emergência do Ministério da Saúde, enquanto os outros três, posteriormente. São 33 casos somente em Maceió.

O anúncio foi feito pelo governador Renan Filho (PMDB), nesta quarta-feira (09), durante solenidade de entrega de milhares de unidades habitacionais, em Rio Largo, com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab. Na oportunidade, o governador também revelou que o Estado vai pagar o 13º dos servidores públicos no dia 15 de dezembro.

Leia também

Renan Filho revelou, em entrevista coletiva, que vai se reunir com a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, para discutir a possibilidade de decreto de emergência para desburocratizar as medidas a serem adotadas visando ao combate à microcefalia em Alagoas. Até o início da semana, ea Sesau havia notificado 88 casos suspeitos da doença, que tem relação com o zika vírus, transmitido ao ser humano pelo mosquito aedes aegypt.

Nessa terça-feira, o governador esteve em Brasília, onde se reuniu com a presidente Dilma Rousseff para tratar, entre outros assuntos, do combate ao vetor. Ele revelou que o encontro foi bastante proveitoso e adiantou que a presidente assegurou total assistência ao Nordeste para frear o avanço da microcefalia.

Do total de casos suspeitos, 88 foram registrados em recém-nascidos, enquanto seis envolveram os casos denominados intrauterinos. De acordo com o MS,  Alagoas é o 4º estado do Brasil com o maior número de casos suspeitos de microcefalia.

Do total de ocorrências em recém-nascidos, 27 foram em Santana do Ipanema, 5 em Delmiro Gouveia, 5 em Penedo, 6 em Palmeira dos Índios, 7 em Arapiraca, 3 em União dos Palmares, 1 em Murici, e 1 em Maragogi.

Dos casos intrauterinos, identificados a partir de serviços que realizam ultrassonografia, 2 casos suspeitos foram registrados em Arapiraca, outros 2 em Porto Calvo, 1 em Girau do Ponciano, e 1 em Canapi.


				
					Estado paga 13º dia 15 de dezembro e pode decretar emergência por microcefalia
FOTO: Larissa Bastos

13º Salário

Questionado sobre o pagamento do 13º salário dos servidores estaduais, o governador assegurou que o depósito na conta do funcionalismo acontecerá no dia 15 de dezembro. Segundo ele, o dinheiro está garantido em caixa e será antecipado em cinco dias do prazo estipulado na lei trabalhista, que é 20 de dezembro.

Casas

Já o ministro Gilberto Kassab esteve em Alagoas para participar da entrega de 3.212 casas do 'Minha Casa, Minha Vida' no município de Rio Largo. O evento, que aconteceu simultaneamente em todos os estados brasileiros, contou com uma conferência ao vivo da presidenta Dilma Rousseff (PT). No país, foram entregues mais de 10 mil residências.

"São quase três milhões de famílias que passaram por este momento de hoje, de receber a casa própria, além das 1,2 milhão que vão passar em breve, pois, as demais casas já estão prontas. Se formos pensar que são quatro pessoas por casa, são quase 16 milhões que ganharam uma casa própria graças ao programa do governo federal", disse Kassab.

A dona de casa Clemilda Santos foi uma das contempladas. Ela vai morar com mais três pessoas numa das unidades entregue nesta quarta. "Isso aqui é minha casa, minha esperança. Moro aqui mesmo em Rio Largo mesmo, mas a outra casa era muito ruim, estava toda estourada. Lá não havia nem água de qualidade. Aqui, teremos tudo", disse, entusiasmada.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas