Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Eleição na Câmara terá 2º turno entre Rodrigo Maia e Rogério Rosso

Deputados do DEM e do PSD receberam 120 e 106 votos, respectivamente. Maia tem apoio de PSDB, DEM, PPS e PSB; Rosso representa o 'Centrão'.

A eleição para presidente da Câmara será decidida em segundo turno entre os deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Rogério Rosso (PSD-DF).

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

Dentre os 13 candidatos, Maia e Rosso foram os mais votados. Maia recebeu 120 votos e Rosso, 106. A votação em primeiro turno durou 30 minutos.

Leia também

Veja quantos votos obteve cada um dos candidatos:

- Rodrigo Maia (DEM-RJ): 120

Shorts Youtube
Play
Palmeiras vence o Bahia por 1 a 0 - 09/10/2026

Palmeiras vence o Bahia por 1 a 0 - 09/10/2026

Play
Motorista de aplicativo é preso por tentar estuprar jovem

Motorista de aplicativo é preso por tentar estuprar jovem

Play
Polícia descarta ação de serial killer em São Paulo

Polícia descarta ação de serial killer em São Paulo

Play
Menino reza durante assalto à adega da família em São Paulo

Menino reza durante assalto à adega da família em São Paulo

Play
Polícia investiga morte de jovem na Serraria em Maceió

Polícia investiga morte de jovem na Serraria em Maceió

- Rogério Rosso (PSD-DF): 106

- Marcelo Castro (PMDB-PI): 70

- Giacobo (PR-PR): 59

- Esperidião Amin (PP-SC): 36

- Luiza Erundina (PSOL-SP): 22

- Fábio Ramalho (PMDB-MG): 18

- Orlando Silva (PCdoB-SP): 16

- Carlos Gaguim (PTN-TO): 13

- Cristiane Brasil (PTB-RJ): 13

- Carlos Manato (SD-ES): 10

- Miro Teixeira (Rede-RJ): 6

- Evair Vieira de Melo (PV-ES): 5

O eleito vai suceder o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou ao cargo de presidente na semana passada.

Antes de se iniciar a etapa de discursos, havia 14 candidaturas oficializadas, mas, no plenário, o deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP) declarou apoio a Rosso e teve seu nome retirado da urna eletrônica.

Rosso acompanhou parte da apuração dos votos do comitê de imprensa da Câmara, onde ficam os jornalistas. Ele se disse ansioso com a expectativa do resultado. "Estou com frio na barriga e muita fome", afirmou, pouco antes de ser anunciado o placar.

Rodrigo Maia acompanhou do plenário e foi cumprimentado por deputados do PSDB, DEM, PPS e SD, partidos da antiga oposição que garantiram os votos necessários para que ele pudesse chegar ao segundo turno.

Discursos

Rosso e Rodrigo Maia, assim como os demais candidatos, tiveram dez minutos para discursar antes de a votação ter início.

Apontado como candidato favorito do Palácio do Planalto, Rosso defendeu a harmonia entre os poderes, mas destacou a importância de aprovar matérias relevantes para o governo. "É obrigação garantir a estabilidade do governo", disse.

Aliado de Eduardo Cunha, o deputado do PSD presidiu a comissão especial do impeachment na Câmara e, no seu discurso, defendeu a legalidade do processo que afastou Dilma Roussef do cargo.

"Cumprir a Constituição não é golpe", afirmou, acrescentando que "qualquer um que venha a assumir a cadeira tem a obrigação institucional de colocar para votar as matérias de interesse do país, sejam do Legislativo ou do Executivo".

Rodrigo Maia

Rodrigo Maia buscou o apoio de diferentes partidos, inclusive da atual oposição, para se lançar oficialmente como candidato.

Filho do ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia (DEM), integra um bloco informal dos chamados governistas independentes. Além do DEM, fazem parte do grupo PSDB, PSB e PPS.

No início da gestão Temer, Rodrigo Maia foi cogitado para a liderança do governo na Câmara, mas acabou preterido em favor do líder do PSC, André Moura (SE). Integrante da "tropa de choque" de Eduardo Cunha, o deputado sergipano foi um imposição do "Centrão".

Rogério Rosso

Líder do PSD na Câmara, Rosso é aliado próximo do ex-presidente Eduardo Cunha e um dos nomes mais influentes do chamado "Centrão", bloco que reúne os partidos de centro-direita. Ele presidiu a Comissão Especial do Impeachment que analisou o afastamento de Dilma Rousseff e está no primeiro mandato como deputado federal.

A postura de Rosso no comando da comissão do impeachment chamou a atenção do governo Temer. O líder do PSD é o deputado que tem a maior simpatia dos integrantes do Planalto, ainda que, oficialmente, o governo esteja evitando demonstrar preferência por qualquer um dos candidatos para evitar um racha na base aliada.

Outro ponto a favor de Rosso, na visão do governo, é o fato de que ele ele tem "bom trânsito" entre as principais lideranças da Câmara e tem "baixo índice de rejeição", além de não ter a imagem ligada "aos velhos caciques" do Congresso Nacional.

Tags

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas