Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Cunha recorre à CCJ para anular processo no Conselho de Ética

Este é o segundo recurso levado à comissão para questionar decisões. Conselho apura se Cunha mentiu à CPI da Petrobras

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), recorreu nesta terça-feira (22) à Comissão de Constituição de Justiça da Casa para que o processo ao qual ele responde por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética sejaanulado. A informação é do relator do processo do peemedebista, Marcos Rogério (PDT-RO).

Além do recurso movido por Cunha, a CCJ deve analisar nesta terça outro pedido, do deputado Carlos Marun (PMDB-MS), que pede a anulação da sessão do conselho que escolheu o novo relator. Já o recurso de Cunha visa a derrubar todos os atos do conselho relativos ao processo dele.

Em outubro, o conselho foi acionado por deputados do PSOL e da Rede para apurar se Cunha mentiu à CPI da Petrobras quando disse que não tem contas na Suíça ? posteriormente, em entrevista aoG1e à TV Globo, ele disse ter "usufruto" de contas no país europeu. O processo pode resultar na cassação do mandato do peemedebista.

Desde que o processo foi iniciado no Conselho de Ética, Cunha e seus aliados tentaram questionar e adiar o andamento do caso. Após sete adiamentos da reunião destinada a aprovar o continuamento do processo e duas tentativas de notificação para apresentação de defesa, o presidente da Câmara e aliados também têm acionado a CCJ para travar o processo.

No recurso assinado por Cunha levado à CCJ nesta terça, o parlamentar cita entre as justificativas o fato de o presidente do conselho, José Carlos de Araújo (SD-BA), não apresentar na ordem do dia o sorteio para o novo relator do caso.

O então relator, deputado Fausto Pinato (PRB-SP), foi destituído da função após o vice-presidente da Casa, Valdir Maranhão (PP-MA), acolher questão de ordem apresentada pela "tropa de choque" de Cunha.

O recurso apresentado nesta terça é o segundo levado à Comissão de Constituição e Justiça que questiona decisões do Conselho de Ética em relação ao caso de Cunha.

Em 16 de dezembro, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), aliado do presidente da Casa, protocolou documento para questionar a decisão do colegiado de negar o pedido de vista para que os parlamentares tivessem mais tempo para analisar o parecer do relator, deputado Marcos Rogério (PDT-RO). Este pedido ainda precisa ser analisado pela CCJ.

O pedido de Cunha

Leia também

Em um documento de 20 páginas, o presidente da Câmara apresenta diversas justificativas para a anulação do processo e atribui "erros" ao presidente do Conselho. O documento cita que, ao escolher a relatoria de Fausto Pinato, o presidente deliberou "ignorando todos os precedentes da Casa legislativa".

Cunha também questionou a decisão de Araújo de indicar, como relator, o deputado José Geraldo (PT-PA) imediatamente aós a destituição de Pinato. O petista não chegou a assumir a relatoria. No documento enviado à CCJ, o peemedebista alega que, conforme o Código de Ética, o presidente do Conselho deveria "refazer imediatamente o sorteio de uma nova lista tríplice".

José Gerado era um dos três nomes sorteados na mesma lista de Pinato, no início do processo no conselho. Cunha alega que, após a destituição do relator, esta primeira lista deveria ser anulada.

O recurso de Cunha alega ainda que um novo sorteio traz a necessidade de uma nova intimação, para que fosse apresentada defesa ao novo relator. "É inquestionável que o Deputado Representado, ora Recorrente [Cunha], não foi intimado desta nova fase do processo e nem tampouco, teve garantida a oportunidade de apresentar a sua nova defesa ao novo relator designado".

Cunha incorporou ao pedido o questionamento já enviado á CCJ por um de seus aliados, sobre a necessidade de pedido de vistas na sessão que aprovou a continuidade do processo.

No diz 16 de dezembro, o deputado Carlos Marun protocolou à comissão documento que questiona a decisão do colegiado de negar o pedido de vista para que os parlamentares tivessem mais tempo para analisar o parecer do relator, deputado Marcos Rogério (PDT-RO).

O presidente do Conselho já havia se explicado sobre a decisão na última semana, dizendo que seguiu uma "jurisprudência do presidente da Câmara".

"A decisão [de negar vistas] foi baseada única e exclusivamente em uma questão de ordem de número 26, feita em plenário, onde o deputado Eduardo Cunha, presidente da Casa, respondeu a questão de ordem e disse claramente que se o parecer já tiver sido lido, se mudar o relator, e se o relator novo fizer complementação de voto e já tiver sido dado vistas, não é necessário dar vistas. Fica a critério do presidente de cada comissão dar vistas ou não", explicou na ocasião.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas