
O ex-presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas Luiz Dantas faleceu nesta quarta-feira (5), em um hospital de São Paulo, após lutar contra um câncer de faringe. Natural da cidade de Batalha, ele deixa a esposa, cinco filhos e um legado marcado por sua atuação no desenvolvimento do Sertão alagoano e na modernização do Legislativo estadual. Ele era pai do governador de Alagoas, Paulo Dantas.
Com uma trajetória política voltada para o crescimento da bacia leiteira, Luiz Dantas foi deputado federal por quatro mandatos consecutivos (1991-2007). Em 2010, foi eleito deputado estadual e reeleito em 2014, chegando à presidência da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) durante seu segundo mandato. Sua gestão na Casa de Tavares Bastos ficou marcada pela modernização do Legislativo e por uma condução equilibrada e conciliadora dos trabalhos.
Artigos Relacionados
Além da atuação no Parlamento, Luiz Dantas também ocupou cargos no Executivo estadual. Foi secretário da Fazenda de Alagoas entre 1987 e 1989, no governo de Fernando Collor, e assumiu a Secretaria de Saneamento e Energia, em 1995, durante a gestão de Divaldo Suruagy. Também dirigiu as operações do Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER) no governo de Teotônio Vilela Filho.
Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pernambuco (1972), Dantas teve forte atuação na pecuária leiteira e na produção rural. Foi presidente da Cooperativa Agropecuária de Major Izidoro (Camila, antiga Camil) por mais de 25 anos, contribuindo para o fortalecimento do setor agropecuário no estado.
Ao se despedir da vida pública, em 2018, Luiz Dantas destacou o respeito ao Parlamento e a busca pelo diálogo como marcas de sua trajetória.