A pouco menos de um mês para a eleição da futura Mesa Diretora da Câmara Municipal de Maceió, cresce nos bastidores a possibilidade de um consenso para a formação de uma chapa única para o comando da Casa. Esse seria o cenário dos sonhos para evitar arestas no início da próxima legislatura.
Até agora, o vereador Marcelo Palmeira (PL), atual primeiro-secretário, leva vantagem e já contabiliza, pelo menos, 20 votos a seu favor para se tornar presidente, de acordo com o líder de JHC na Casa de Mário Guimarães, Chico Filho. Diante do cenário, Galba Netto (PL) mantém a intenção de disputar e conta com a experiência e o prestígio na administração municipal para se manter no cargo.
Leia também
As conversas com os reeleitos e os novatos seguem a todo vapor. De um lado e de outro, a meta é convencer os colegas do projeto de gestão. Até eventos no interior estão sendo realizados para reunir a vereança, com o propósito de garantir o apoio para a escolha do corpo diretivo da Casa de Mário Guimarães.
Nas duas outras oportunidades em que se candidatou à presidência da Câmara, Galba foi nome de consenso entre os pares. Em 2022, foi reconduzido ao cargo por unanimidade, sem adversários no retrovisor. A maneira como ele tem gerido o Parlamento, a votação expressiva no pleito e o respeito dos colegas são alguns dos fatores que o credenciam para se manter na liderança.
Já a estratégia de Marcelo Palmeira para chegar à presidência da Câmara começou logo após o resultado da eleição. Discreto e avesso às entrevistas com a imprensa, o vereador correu para se articular com os veteranos e os novatos. A conta-gotas, os integrantes da futura vereança da capital admitem que o apoiam para o comando da Casa.
Ainda de acordo com Chico Filho (PL), a busca pelo entendimento entre as duas lideranças que podem seguir na disputa virou prioridade entre os colegas de Parlamento. Ninguém quer começar o mandato com a casa dividida, o que não aconteceu nos últimos quatro anos.
“A Câmara é formada por integrantes maduros e que sabem que, quanto mais harmonia houver, melhor será o trabalho. Estamos buscando esse acordo para a formação de uma chapa única, que atenda aos interesses de todos”, refletiu.
Chico revela que a articulação planejada é para que a chapa seja encabeçada por Marcelo Palmeira e não por Galba Netto.
“Sou amigo dos dois vereadores e de todos ali na Casa. Marcelo é o atual primeiro-secretário da Mesa Diretora e nunca teve problemas com a presidência – e vice-versa. Mas entendo que Galba já está no cargo de presidente há quatro anos e precisamos de outra pessoa”, defendeu.
Apesar da declaração de apoio a Marcelo Palmeira, o líder do governo admite que o diálogo segue na tentativa de firmar o acordo. E diz acreditar que, até o dia da eleição, o prefeito JHC (PL) vai se sentar com os vereadores para falar sobre a disputa, sempre buscando o entendimento e a harmonia.
“Por enquanto, estamos conversando entre a gente, de maneira independente, já que a Casa é outro Poder, mas acredito que, em breve, o prefeito vai entrar no debate”, reforçou, revelando que ainda tem interesse em se manter líder do governo, mas que aguarda a decisão política de JHC.