O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), esteve em Maceió para a solenidade de divulgação do resultado do 1º concurso de provas e títulos para 215 cartórios de Alagoas, realizado ontem (25). Ele destacou o papel do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), por meio de seu presidente, o desembargador Fernando Tourinho, em garantir que o concurso chegasse à reta final.
“Hoje é o primeiro dia de uma nova história para as serventias extrajudiciais de Alagoas e para a própria Justiça alagoana. Tivemos, sobretudo nessa reta final, o apoio decisivo do presidente, desembargador Fernando Tourinho, que apoiou a comissão organizadora do concurso e, nos momentos finais, suspendeu a proliferação de demandas que ameaçavam inviabilizar o concurso. Em boa hora e com coragem, ele interveio da maneira correta e no momento certo”, disse ele.
Leia também
Durante a solenidade, o relatório final do certame foi entregue pela comissão organizadora, presidida pelo desembargador de São Paulo Marcelo Berthe, ao ministro Luís Roberto Barroso e aos presidentes do Judiciário de Alagoas, Fernando Tourinho, e de São Paulo, Fernando Torres Garcia.
Iniciado em junho de 2023, o concurso para os cartórios irá preencher 215 vagas. Mais de 6.500 candidatos de todo o país participaram, submetendo-se às provas objetivas realizadas em agosto de 2023, seguidas pela prova escrita e prática em outubro. A última etapa, o exame oral, está ocorrendo desde setembro deste ano.
Ao todo, 500 candidatos foram aprovados, e o resultado, com os nomes de todos, será publicado no Diário Oficial de Alagoas e do CNJ na quarta-feira (27), além de já estar disponível no site da organizadora do concurso.
No dia 16 de dezembro, os candidatos poderão escolher as serventias extrajudiciais por ordem de classificação, e, a partir de 13 de janeiro, terão um prazo de 30 dias para entrar em exercício.
Trabalho coletivo
O desembargador Fernando Tourinho expressou alegria e satisfação em finalizar o trâmite durante a sua gestão.
“O Tribunal de Alagoas está muito feliz com a entrega do resultado desse concurso hoje. Ele é um divisor de águas para Alagoas. Na realidade, apesar de sermos um tribunal pequeno, acredito que fizemos o que foi possível dentro de nossas condições para que os trabalhos fossem realizados da melhor maneira possível”, ressaltou.
O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), também comemorou o marco histórico para o estado.
“Foi o trabalho de muitos e, a partir disso, está aberta a porta para o futuro”, disse.
A juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Carolina Ranzolin, expressou sua honra em representar o ministro Mauro Campbell no evento e enfatizou a importância desse concurso para restabelecer a confiança no serviço notarial alagoano.
O presidente do TJSP, desembargador Fernando Torres Garcia, também parabenizou todos os envolvidos na realização do certame. “Toda a comissão do concurso, em nome do presidente Marcelo Berthe e do presidente do TJAL, está de parabéns pelo trabalho que nos trouxe até aqui”, destacou.