Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Apenas um município alagoano tem somente mulheres na disputa pela prefeitura

Percentual das cidades em que apenas homens concorrem, por outro lado, equivale a 60% do total

Apesar do aumento do número de candidatas este ano e delas serem maioria do eleitorado no Brasil, em Alagoas, somente um município tem apenas mulheres na disputa pela prefeitura. É o que aponta o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Apenas a Barra de Santo Antônio, no Litoral Norte do estado, tem somente mulheres concorrendo às eleições: Emanuella Moura (DEM), que busca a reeleição, e Lívia Carla (PTB), que atualmente é vice-prefeita.

Leia também

As duas candidaturas - de Emanuella e Lívia - ainda estão sob análise do TSE e parecem dividir o eleitorado do município. Trinta e nove cidades de treze estados brasileiros têm somente mulheres na disputa pelas prefeituras, mas somente Alagoas tem apenas um município nessa situação.

O percentual de municípios brasileiros que terão apenas mulheres como candidatas à prefeitura é de menos de 1%. Quando se fala de somente  homens concorrendo, por outro lado, equivale a 60% do total. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) discute iniciativas que possam  promover a ampliação da presença das mulheres nos espaços de poder.

"Algumas características chamam a atenção no grupo dos municípios com apenas mulheres na disputa. São cidades pequenas, com no máximo 45 mil eleitores (Camocim-CE) e mínimo de 2 mil eleitores (São José do Brejo da Cruz-PB). A maior parte está localizada em estados do Nordeste", diz trecho de um levantamento divulgado pelo G1.

O artigo 17 da Resolução TSE nº 23.607/2019 - que  dispõe sobre a arrecadação e os gastos de recursos por partidos políticos e candidatos, bem como sobre a prestação de contas nas Eleições 2020 - estabelece que as agremiações devem destinar no mínimo 30% do montante do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), também conhecido como Fundo Especial, para ampliar as campanhas de suas candidatas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas