
O Governo de Alagoas apresentou, nesta terça-feira (29), uma inovação considerada inédita no Brasil para a gestão de publicidade institucional. Trata-se da plataforma “Diana”, uma inteligência artificial desenvolvida para otimizar os processos de comunicação das secretarias e órgãos do Estado junto à Secretaria de Comunicação (Secom).
O lançamento ocorreu no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, com a presença de representantes de agências de publicidade, servidores de assessorias de comunicação e setores financeiros do governo estadual.
Leia também
Segundo o secretário de Estado da Comunicação, Wendel Palhares, a nova ferramenta marca uma mudança no modelo de gestão da publicidade governamental. “Estamos otimizando, significativamente, o tempo despendido na elaboração dos processos de publicidade. A Diana nos permite alçar voos mais altos, direcionando nossos esforços da esfera puramente operacional para o planejamento estratégico e a execução tática das ações de comunicação”, declarou.
A “Diana” funcionará como suporte complementar ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), sem substituí-lo. O assessor de comunicação continuará iniciando o processo via SEI e, simultaneamente, cadastrando os dados essenciais da campanha na nova plataforma, que irá gerar automaticamente um espelho detalhado com as peças publicitárias envolvidas. Após a aprovação da Secom, o processo segue para a solicitação do empenho financeiro, com o comprovante sendo anexado nos dois sistemas.
Para Vanine Cedrim, responsável pelo atendimento da agência Disrupy, a expectativa é positiva. “A nova plataforma vem tanto para auxiliar na gestão da Secom com as agências quanto para dar mais celeridade aos processos. Será um caminho mais curto para termos acesso às informações”, disse.
Outro destaque é que as agências licitadas poderão utilizar a Diana para solicitar o faturamento de seus serviços. A plataforma permitirá que cada secretaria acompanhe, em tempo real, todas as etapas dos processos publicitários, promovendo mais controle, eficiência e transparência.