Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍCIA

Morte de PM após surto expõe ausência de assistência em quartéis de AL, e associação cobra do Estado ajuda à tropa

Associação pediu que o governo de Alagoas invista mais em cuidados com a saúde mental

A Associação dos Cabos e Soldados em Alagoas (ACS/AL) lamentou, na noite dessa quarta-feira (13), por meio de nota, a morte do sargento Alessandro Aleszko, que faleceu após levar um tiro de colegas de farda durante surto psicótico. Na ocasião, a entidade expôs a ausência de assistência em quartéis de Alagoas e cobrou do governo do Estado ajuda aos integrantes da tropa, em prol da saúde dos profissionais da Segurança Pública.

O presidente da ACS/AL, sargento Nascimento, afirmou que o Estado precisa começar a cuidar mais dos profissionais, investindo em cuidados com a saúde mental. “Investir na saúde do militar é imprescindível para evitar consequências negativas. Somos expostos ao nível de estresse altíssimo e, por inúmeras vezes, membros da nossa tropa clamam por ajuda."

Leia também

Ainda segundo ele, a Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) possui um número grande de profissionais com problemas psicológicos. O sargento Alessandro Aleszko, por exemplo, estava afastado das funções, porque desenvolveu transtornos mentais.

Em mensagens de WhatsApp, Alessandro Aleszko chegou a pedir ajuda. "Não estou bem. Muitos remédios controlados. Me ajudem, por favor", pediu. Ele também relatou que fazia acompanhamento psicológico e psiquiátrico. As mensagens que mostram o pedido de ajuda ainda trazem um alerta: "Antes que aconteça uma tragédia", escreveu Alessandro.

Em entrevista à TV Gazeta, a filha do sargento, Caroline Oleszko, confirmou o uso dos remédio e disse, inclusive, que o pai estava sob efeito dos remédios ao ser baleado. "Meu pai foi trabalhar no quartel. Eles ficavam muito no quartel para intimidar o meu pai. Falavam coisas para o meu pai para desestabilizar ele. E começaram a fazer denúncias contra ele."

O caso

O 3º Sargento Alessandro Oleszko morreu, nessa segunda (11), após levar um tiro durante um surto psicótico. Segundo o relato dos militares, os policiais que presenciaram a ação do sargento contaram que, de início, o grupo tentou acalmá-lo até a chegada do reforço. No entanto, ele havia tentado "agredir a guarnição com armas brancas" e depredou a viatura da Rocam Comando (30-0672) do 5° BPM.

Em seguida, ainda conforme a versão da PMAL, Oleszko se dirigiu ao seu veículo, pegou uma arma de fogo e mostrou a guarnição. Logo após, ele partiu para cima dos militares com duas facas em punho, quando foram realizados os procedimentos de uso diferenciado da força, com início a uma conversa. O mesmo largou as facas e pediu para que os militares atirassem nele, descumprindo a ordem e partindo novamente ao encontro da guarnição.

"Em um terceiro momento em que o mesmo desobedeceu aos comandos gradativos doutrinários do uso diferenciado da força, para resguardar a integridade física dos militares, foi necessário efetuar um disparo na perna do mesmo para tentar contê-lo e encaminhá-lo para o hospital", informou o boletim da PM.

O sargento foi encaminhado para a UPA do Tabuleiro dos Martins, onde foi atendido. Após ser estabilizado, ele foi encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE) por uma ambulância. O disparo atingiu a perna esquerda de Alessandro Oleszko e foi necessário o uso da algema para contê-lo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas