Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍCIA

Polícia Federal coleta amostras após transbordamento de esgoto na orla de Maceió

Equipes querem identificar os responsáveis pelo vazamento, além de evitar novas ocorrências

A Polícia Federal em Alagoas realizou, nesta segunda-feira (6), uma perícia nos locais da orla marítima de Maceió com sinais de poluição. As equipes coletaram amostras e vestígios após o transbordamento de esgoto neste domingo (5), na praia de Ponta Verde.

Por meio de nota, a PF informou que a coleta das amostras deve ajudar a comprovar os danos causados pela poluição, as causas, as consequências e demais elementos que mostram o possível ilícito ambiental de poluição - previsto no artigo 54, da Lei nº 9.605/98.

Leia também

"O objetivo é esclarecer os fatos e circunstâncias, seus responsáveis e evitar novas ocorrências", diz trecho da nota.

Também nesta segunda (5), o Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) determinou que órgãos municipais, ao IMA/AL e a BRK Ambiental expliquem - dentro do prazo de cinco dias - o que poderia ter causado o vazamento de grande proporção, que atingiu a areia da praia e o mar territorial da Praia da Ponta Verde.

Objetivo é esclarecer os fatos sobre o vazamento
Objetivo é esclarecer os fatos sobre o vazamento | Foto: Polícia Federal

As chuvas que caíram em Maceió no fim de semana deixaram ruas alagadas, tomadas pelo lixo e alguns pontos da orla marítima com presença de esgoto desaguando no mar, como o registrado por populares, no bairro Ponta Verde e Cruz das Almas.

As imagens mostram uma enxurrada de água, misturada a esgoto, tomando conta da faixa de areia, passando pelas barracas e indo direto para o mar.

A Prefeitura de Maceió informou que o problema das línguas sujas foi “negligenciado durante muitos anos” e que ele existe porque o total de 11 estações elevatórias foram “subdimensionadas por anos com bombas erradas, painéis queimados e sem nenhuma logística de infraestrutura”. O Município ainda ressaltou que a maior parte da água escura vista após as chuvas é “fruto de lixo jogado, da água da chuva, e de ligações clandestinas de esgoto."

Já a BRK Ambiental disse que o problema da língua suja ocorrido na praia de Ponta Verde, em Maceió, neste domingo (5), foi ocasionado devido a ligações clandestinas de esgoto nas redes de drenagem da região. Além disso, a empresa frisou que é proibido usar linhas de esgoto no sistema de rede de drenagem e quem pratica essa irregularidade está cometendo grave infração. De responsabilidade da Prefeitura, a rede de drenagem tem o objetivo de coletar somente as águas das chuvas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas