Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍCIA

Inquérito conclui que descarte de bebê em lixo não foi proposital

Familiares vão acionar a Justiça para cobrar responsabilização da maternidade

A Polícia Civil (PC) concluiu que o bebê nascido morto na Maternidade Nossa Senhora de Fátima, em Maceió, em novembro de 2020, foi descartado em lixo hospitalar. Apesar da conclusão, ninguém será indiciado, porque, segundo a delegada Larissa Santiago, não houve dolo de fazer o descarte, ou seja, não houve intenção. A informação foi repassada à Gazetaweb, nesta quinta-feira (14).

Família denuncia que corpo de bebê desapareceu de maternidade em Maceió.

Leia também

O caso foi denunciado pelos pais da criança, que procuraram o hospital para a realização do parto. "Trata-se do cadáver de bebê natimorto que, de forma equivocada, foi destinado ao descarte, quando deveria ter sido entregue à família para fins de sepultamento".

Ainda conforme a delegada, na esfera criminal, foi investigado acerca do contido no art. 211 do CPB (destruir, subtrair ou ocultar cadáver). "Após colacionar todos os elementos probatórios documentais e testemunhais, chegamos à conclusão de que não houve a vontade livre e consciente de destruir o cadáver do natimorto e, como o elemento subjetivo deste tipo penal é o dolo, não se admitindo a modalidade culposa, foi concluído pela falta de materialidade delitiva".

O CASO

O bebê morreu no oitavo mês de gestação, e a família procurou a maternidade para fazer a retirada do feto, que já estava morto na barriga, devido a complicações na gravidez. No entanto, após o parto, o corpo desapareceu e ninguém soube explicar o paradeiro do bebê.

À época, o pai da criança retornou à maternidade para fazer a retirada do corpo, para o sepultamento, e passou dias em busca dessa localização.

Não há informações sobre o responsável por fazer o descarte do corpo do bebê, mas a família informou que vai ingressar com uma ação judicial para responsabilizar a maternidade.

NOTA EMITIDA PELA MATERNIDADE À ÉPOCA

"O Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira/Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima informa que a paciente Maria Ariane Ferreira do Espírito Santo foi admitida na unidade hospitalar na segunda-feira (19/10), portando o exame de ultrassonografia que confirmava a gestação única em óbito fetal. 

O marido da paciente, Israel Carlos da Silva, procurou a Ouvidoria e os fatos narrados foram reportados à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e, a partir disso, o Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira/Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima está tomando as devidas providências.

O Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira/Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima esclarece, desde já, que a equipe médica realizou todo o procedimento conforme o Protocolo Obstétrico para Condução de Parto de Feto Morto."

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas