Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍCIA

Delegado descarta falha humana e mecânica em acidente com helicóptero da SSP

Polícia conclui inquérito sobre episódio, mas ainda aguarda laudos periciais

As investigações em torno do acidente com helicóptero da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que resultou na morte de quatro militares, descartaram falha mecânica e falha operacional (humana). Ou seja, ainda não se sabe a causa real do acidente. O delegado responsável pelo inquérito, Manoel Acácio, disse que ainda aguarda alguns laudos que serão feitos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas que, por enquanto, esta é a conclusão.

Ele disse que vai mandar o inquérito com essas conclusões para a a Justiça e assim que for recebendo mais informações vai anexando.

Leia também

Os documentos da aeronave, de acordo com o delegado, estavam em dia, assim como a manutenção, a inspeção de 100 horas e a habilitação do piloto. Apenas o piloto morreu carbonizado, conforme revelou. Os outros três morreram por traumatismo craniano. Ou seja, todos morreram em decorrência do acidente, o que leva a descartar que algum deles tivesse tido um mal súbito antes da queda.

"A Aeronáutica ainda vai continuar trabalhando nessas questões, mas é muito difícil, porque não tivemos nenhum sobrevivente e o helicóptero não tinha caixa preta. Não conseguindo comprovar nenhuma falha, resta para a Aeronáutica formular hipóteses. Mas, isso é algo subjetivo. A investigação pode acabar com esse resultado subjetivo", informou o delegado.

14 pessoas ouvidas em inquérito

Os representantes da fabricante da aeronave estiveram aqui junto com representantes da Anac, nos dias 4 e 5 de novembro, para periciar as peças e fazer um relatório sobre a questão mecânica. Esse relatório ainda será mandado para a Aeronáutica e depois para a Polícia Civil. O inquérito foi instaurado no dia 24 de setembro e 14 pessoas foram ouvidas.

O certificado de aeronavegabilidade se venceria somente em agosto de 2020 e a habilitação do piloto apenas em fevereiro de 2016. A manutenção da aeronave só se venceria em agosto de 2016. "A aeronave estava em dia, tanto que foi liberada para uma operação em Rio Largo apenas algumas horas antes do acidente e sem reportar nenhum problema", detalha.

Foram colhidos, no local, fragmentos das armas para que sejam identificadas e a PM dê baixa delas no sistema. O delegado ainda aguarda também esse laudo que está sendo elaborado pelo Instituto de Criminalística (IC).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas