Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍCIA

Corregedoria investiga conduta de PM suspeito de agredir jovem em União

Em vídeos gravados, PM sem máscara aparece criticando medidas de isolamento social

A Corregedoria-Geral da Polícia Militar de Alagoas informou, por meio da Assessoria de Comunicação da corporação, que vai abrir um procedimento administrativo para apurar a conduta do policial reformado, identificado como Élcio Sarmento, suspeito de ameaçar e agredir um jovem no município de União dos Palmares. O episódio aconteceu nessa quinta-feira (7).

A agressão, segundo testemunhas, aconteceu após a suposta vítima ter questionado o motivo de o militar não estar usando máscara facial, que passou a ser obrigatória a todo cidadão alagoano que sair de casa, por força do mais recente decreto governamental. A cena protagonizada pelo policial foi flagrada por testemunhas e amplamente repercutida nas redes sociais.

Leia também

Populares informaram que, antes de ser abordado pelo jovem que o indagou, Sarmento teria gravado um vídeo em que criticava as medidas de isolamento social do governo do Estado e reclamava do fechamento de algumas ruas pela Prefeitura de União dos Palmares.

Ao tomar conhecimento destas atitudes, o Ministério Público Estadual (MPE) instaurou uma notícia de fato para apurar a conduta e pediu a instauração de inquérito, por parte da Polícia Civil, e de uma sindicância, pela Corregedoria-Geral da PM. A suposta vítima ainda era aguardada, nesta manhã, para prestar queixa formal contra o militar na Delegacia de União.

Em nota, o Comando Geral da Polícia Militar diz não compactuar "com o desvio da conduta de seus agentes tanto em serviço quanto fora dele" e informou que, tão logo seja concluída a apuração do fato, tomará as medidas cabíveis estabelecidas no Regulamento Disciplinar.

Nas imagens que gravou, conforme a denúncia feita por populares e compartilhada nas redes sociais, Élcio Sarmento classifica o decreto estadual de inconstitucional, por desrespeitar o direito de ir e vir do cidadão. No entanto, próximo ao fim do vídeo, um jovem o alerta que o recomendado é usar a máscara ao sair de casa. Em seguida, o policial diz que ele está errado e que o material é opcional.

Durante a discurso, o PM reformado afirma ser autoridade, ameaça prender o jovem por desacato a autoridade e fala que pretende ligar para a polícia. Na ocasião, o rapaz pede para que ele faça a ligação. Em outras gravações feitas pela população e que mostram a agressão, Élcio imobiliza o jovem com os pés e o chuta. A dupla é separada por uma terceira pessoa.

Na avaliação da promotora de Justiça de União dos Palmares, Jheise Gama, o policial militar já havia cometido um ilícito penal ao sair de casa sem a máscara de proteção. "Descumprir decreto do governo estadual ou municipal é crime previsto no artigo 268 do Código Penal Brasileiro e prevê pena de detenção de um mês a um ano e, ainda, o pagamento de multa", afirma a promotora.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas