
O coronel Paulo Amorim completa três anos, nesta quinta-feira (15), no comando da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL), celebrando uma gestão marcada por avanços no combate à criminalidade, valorização da tropa e respeito aos veteranos da instituição. Nomeado em 2022 pelo governador Paulo Dantas, Amorim é o 88º comandante-geral da PM-AL e o 67º desde a reorganização de 1912.
Com uma trajetória de 1.097 dias à frente da PM, o comandante destacou-se por promover uma gestão técnica, humanizada e voltada à eficiência operacional. “Liderar a PM de Alagoas é uma honra e uma grande responsabilidade. Nestes três anos, enfrentamos desafios com dedicação e compromisso com a segurança do nosso povo”, afirmou o coronel.
Leia também
Durante a gestão de Paulo Amorim, os dados do anuário estatístico da corporação registraram uma queda de 7% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) entre 2023 e 2024. Também foram apreendidas mais de 2.780 armas de fogo nos últimos dois anos, resultado do reforço no policiamento ostensivo e de operações em áreas de maior vulnerabilidade.
Além disso, mais de 13.900 prisões foram realizadas no período, incluindo criminosos perigosos e integrantes de facções. Outro destaque foi a retomada da confecção do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pela própria PM, que bateu a marca de 2.500 registros só em 2024, um crescimento de 295% em relação ao ano anterior.
Capacitação histórica da tropa
Um dos pilares da gestão foi o investimento em formação e qualificação do efetivo. Foram promovidos mais de 100 cursos até 2024, com 2.600 policiais capacitados em diferentes áreas operacionais. Para 2025, a meta é executar 64 novos cursos, com foco especial em inteligência policial e trânsito.
O comandante também foi pioneiro na implantação de políticas voltadas aos militares da reserva, resgatando o respeito institucional aos veteranos da corporação. Criou homenagens em eventos oficiais, disciplinas sobre o tema nos cursos da PM e lançou o projeto “PMais Saúde Veteranos”, que oferece assistência médica domiciliar com equipe multidisciplinar.
“Hoje somos lembrados com respeito, algo que foi esquecido por anos. Essa valorização é um divisor de águas na história da PM”, destacou o coronel da reserva Jairison Melo, homenageado recentemente em evento oficial.
4 mil promoções
Desde o início da gestão, foram mais de 4 mil promoções concedidas a policiais militares, fortalecendo a motivação interna da tropa.
“Seguiremos firmes na missão de proteger Alagoas, sempre com responsabilidade, estratégia e valorização da nossa gente”, finalizou o comandante.
*Com assessoria