Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍCIA

Suspeito de fraude ao concurso da PM de AL é preso após determinação da 17ª Vara Criminal

Ele é apenas um dos diversos envolvidos no esquema; venda de gabarito é uma das irregularidades investigadas

A Polícia Civil (PC) prendeu, nessa quarta-feira (15), um dos candidatos suspeitos de fraudar as provas do concurso da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), alvo de um esquema, como venda de gabaritos. A informação foi repassada à imprensa, na manhã desta quinta (16), pelo delegado que investiga o caso, Gustavo Xavier.

Segundo informou o delegado, a prisão, desta vez, foi preventiva após determinação da 17ª Vara Criminal da Capital, sob o argumento de fraude a concurso público, bem como organização criminosa.

Leia também

O suspeito de cometer tais ilícitos, beneficiando-se com o esquema, já havia sido detido em flagrante, no último dia 10, após comemorar sua aprovação.

"Ontem, prendemos, preventivamente, o suposto fraudador do concurso, em razão de estar comemorando a aprovação de forma desordeira, além de ter desacatado os PMs que o abordaram. Na ocasião, foi lavrado apenas um TCO [Termo Circunstanciado de Ocorrência]", relatou Xavier.

Por enquanto, conforme ressalta o delegado, não se tem mais detalhes acerca do caso, uma vez que as investigações seguem em andamento.

CONCURSO SUSPENSO

A Justiça alagoana suspendeu, ontem, o concurso para o cargo de soldado. O juiz Geraldo Tenório Silveira Júnior concedeu liminar após ação popular movida por candidatos que fizeram a prova e alegam que houve fraude, como a venda de gabarito.

De acordo com o magistrado, “o impacto causado na sociedade acerca de fraudes, se comprovadas, pode ser irreparável, levando ao descrédito os concursos públicos”. O principal caso alegado pelos candidatos é de um homem que teria concluído apenas a quarta série do ensino fundamental e, mesmo assim, acertou 100 questões.

O juiz estabeleceu multa diária de R$ 2 mil, caso o Estado e a banca organizadora, a Cebraspe, não suspendam o concurso, o que já foi anunciado pelo Governo de Alagoas. O magistrado deu ainda 20 dias para que o Estado e a Cebraspe apresentem a contestação e informem se desejam conciliar e se pretendem produzir provas em audiência de instrução, implicando o silêncio em falta de interesse.

FRAUDE

Os candidatos do concurso da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), que foi realizado no dia 15 de agosto, denunciaram que aprovados teriam comprado o gabarito do exame. O resultado final foi divulgado no dia 10 deste mês.

Em áudios que circulam nas redes sociais, os candidatos dizem que, dentre os aprovados, há filhos de criminosos, presidiários ou ex-presidiários. As informações ainda dão conta que um dos aprovados possui sete passagens pela polícia e teria sido preso novamente, nos últimos dias.

À Gazetaweb, os candidatos relataram que as pessoas envolvidas na compra dos gabaritos teriam sido aprovadas na primeira prova, mas não na segunda. E que alguns realizaram apenas o exame para soldado, porque não era preciso fazer a prova de redação. Ainda segundo eles, das 120 questões, os envolvidos no esquema teriam respondido 100, acertando todas elas.

A suspeita é que, pelo menos, 150 pessoas teriam sido beneficiadas, de acordo com as informações que estão sendo veiculadas entre os candidatos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas