Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

União Europeia decide suspender as Farc de lista de terrorismo

EUA estudam tirar guerrilha de sua lista de terroristas. Acordo de paz será assinado na tarde desta segunda em Cartagena

A União Europeia decidiu suspender a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc )de sua lista de organizações terroristas, anunciou nesta segunda-feira (26) a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, horas antes da assinatura dos acordos de paz na Colômbia.

O governo colombiano e as Farc assinam na tarde desta segunda-feira o histórico acordo de paz que foi anunciado em 24 de agosto, após quase quatro anos de negociações em Cuba. A cerimônia contará com a presença de chefes de Estado da região, assim como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o secretário de Estado americano, John Kerry. Para entrar em vigor, o acordo deve ser aprovado em um plebiscito convocado para 2 de outubro. As pesquisas mais recentes indicam a vitória do 'Sim'.

Leia também

"O Conselho da União Europeia decidiu suspender as Farc da lista de organizações terroristas. Esta decisão terá pleno efeito uma vez seja assinado o acordo de paz", declarou Mogherini em um comunicado. "Esta decisão terá pleno efeito uma vez seja assinado o acordo de paz", disse.

Para Mogherini, que delegou em seu enviado especial Eamon Gilmore a representação europeia em Cartagena, a Colômbia tem "o valor de passar página depois de cinquenta anos de longo conflito, dando mostras a todo o mundo [de] que a paz é possível". "A Colômbia manda hoje uma mensagem de esperança ao resto do planeta", acrescentou.

De acordo com a agência France Presse, a decisão da UE se traduz na prática na suspensão das sanções adotadas contra a guerrilha depois de sua inclusão na lista da UE em 2002. No entanto, não implica a retirada definitiva das Farc desta lista, criada em 2001 após os atentados de 11 de setembro em Nova York e nas que entraram um anos depois.

EUA estudam medida

Os Estados Unidos estudam tomar a mesma medida, de acordo com o Kerry. O secretário disse nesta segunda que os EUA ainda não estão prontos para retirar as Farc de sua lista de organizações terroristas, mas que irá analisar o assunto à medida que o acordo de paz com o governo colombiano seja implementado.

Estamos claramente preparados para analisar e fazer juízos sobre isso à medida que os fatos surgem", afirmou Kerry aos repórteres durante uma visita a Cartagena.
"Estamos claramente preparados para analisar e fazer juízos sobre isso à medida que os fatos surgem", afirmou Kerry aos repórteres durante uma visita a Cartagena, na Colômbia, para a assinatura do acordo de paz entre o governo colombiano e o grupo rebelde para encerrar 52 anos de guerra.

Kerry disse que o processo poderá avançar rapidamente se os rebeldes aderirem aos termos do pacto. "Acho que saberemos muito rapidamente", declarou. "Estamos profundamente comprometidos com o sucesso. Não queremos deixar as pessoas em uma lista se elas não pertencerem a uma lista."

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, pediu aos EUA que retirem as Farc de sua lista de terroristas depois de duas décadas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas