Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Trump diz que estenderá novamente prazo para venda do TikTok nos EUA se não houver acordo

Presidente americano afirmou que gostaria de ver a negociação concluída, mas admite adiar o limite de 19 de junho


			
				Trump diz que estenderá novamente prazo para venda do TikTok nos EUA se não houver acordo
Futuro do TikTok nos Estados Unidos é incerto desde que uma lei sancionada pelo Congresso em 2024 determinou que a chinesa ByteDance. Foto: Jornal Nacional e AP.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que poderá estender o prazo de 19 de junho para que a ByteDance, dona do TikTok e com sede na China, venda os ativos do aplicativo nos EUA, caso não haja um acordo até lá.

“Eu gostaria que isso fosse resolvido", disse Trump em entrevista gravada na sexta-feira (3) ao programa "Meet the Press with Kristen Welker", da NBC News. A íntegra da entrevista vai ao ar neste domingo (4).

Leia também

Trump afirmou que tem uma "relação especial" com o TikTok depois que o aplicativo o ajudou a se conectar com eleitores jovens durante a campanha presidencial de 2024.

No início de abril, Trump havia adiado em 75 dias o limite para a ByteDance vender a operação do TikTok no país a um comprador não chinês.

"Uma transação requer mais trabalho para garantir que todas as aprovações necessárias sejam assinadas, por isso assino uma ordem executiva para manter o TikTok em funcionamento por mais 75 dias", escreveu Trump em sua plataforma social Truth Social.

TikTok fora dos EUA?

O futuro do TikTok nos Estados Unidos é incerto desde que uma lei sancionada pelo Congresso em 2024 determinou que a chinesa ByteDance, proprietária do aplicativo, encontrasse um comprador para que ele continuasse funcionando no país.

O prazo inicial era 19 de janeiro, um dia antes de Donald Trump assumir a presidência. O TikTok chegou a suspender suas atividades nos Estados Unidos, mas voltou ao ar quando Trump decidiu adiar a aplicação da lei por dois meses e meio.

As negociações lideradas pela Casa Branca envolvem uma eventual redução da propriedade chinesa sobre o TikTok para menos de 20%, conforme exigido pela lei, de acordo com a Reuters.

Por que os EUA querem banir o TikTok?

O governo dos EUA alega que o TikTok coleta dados confidenciais de americanos e que isso representa um risco à segurança nacional. A ByteDance sempre negou essa acusação.

O argumento, no entanto, motivou a elaboração da legislação que baniria o aplicativo no país caso ele não fosse vendido.

Os EUA temem que a China use as informações de mais de 170 milhões de usuários americanos da plataforma para atividades de espionagem. A ByteDance, dona do TikTok, por sua vez, sempre negou a acusação.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X