Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

SpaceX tenta lançar nave Starship nesta terça, após explosões

Nova missão ainda não terá tripulantes, mas será a primeira a reutilizar o propulsor Super Heavy. Nos últimos testes, empresa de Elon Musk perdeu contato com a nave, que explodiu no céu, afetando voos comerciais


			
				SpaceX tenta lançar nave Starship nesta terça, após explosões
Starship antes do nono lançamento de teste da SpaceX, em foto divulgada em 26 de maio de 2025. — Foto: Divulgação/SpaceX

A SpaceX, empresa de foguetes do bilionário Elon Musk, deve realizar o 9º voo da Starship, a nave espacial mais poderosa do mundo. O lançamento está previsto para esta terça-feira (27), às 20h30 (horário de Brasília), em Boca Chica, no estado americano do Texas.

O voo será, mais uma vez, sem tripulantes. Mas a SpaceX diz que ele deverá ter duas novidades:

Leia também

esta será a primeira vez que o propulsor Super Heavy será reutilizado. Segundo a empresa, o equipamento usado no sétimo lançamento da Starship passou por reparos e será utilizado neste voo. A ideia é que, no futuro, esse tipo de propulsor seja reutilizado várias vezes ao dia;

a nave Starship tentará lançar sua carga (oito simuladores de satélites da Starlink) no espaço com sucesso e retornar para a base de captura, dois objetivos não alcançados em dois testes anteriores.

A empresa diz que a reutilização do Super Heavy envolve alguns componentes novos, mas a maioria foi, de fato, usada em um voo anterior. O propulsor também será usado em experimentos que ajudem a gerar dados para aumentar sua confiabilidade em futuras missões.


			
				SpaceX tenta lançar nave Starship nesta terça, após explosões
Starship antes do nono lançamento de teste da SpaceX, em foto divulgada em 26 de maio de 2025. — Foto: Divulgação/SpaceX

Após a separação dos dois estágios (Starship e Super Heavy), o propulsor deverá fazer a manobra de retorno de forma mais controlada do que em testes anteriores e pousar no Golfo do México (ou Golfo da América, como adotado pela empresa após decreto do presidente dos EUA, Donald Trump).


			
				SpaceX tenta lançar nave Starship nesta terça, após explosões
Starship antes do nono lançamento de teste da SpaceX, em foto divulgada em 26 de maio de 2025. — Foto: Divulgação/SpaceX

Nas últimas duas missões da Starship, a SpaceX perdeu contato com a nave poucos minutos após o lançamento. Os dois exemplares explodiram e seus destroços prejudicaram a circulação de voos comerciais no Haiti (no 7º lançamento) e nas Bahamas (no 8º lançamento), ambos no Caribe.

O voo desta terça-feira será o primeiro após a criação oficial da Starbase, cidade na região da sede da SpaceX, onde acontecerá o lançamento.

Como foram os outros testes?

No primeiro lançamento, em abril de 2023, a Starship explodiu quando ainda estava acoplada ao Super Heavy. Uma falha nos motores fez a empresa ativar um sistema de destruição para explodir o foguete.

No segundo teste, em novembro de 2023, o Super Heavy explodiu, mas logo depois de se separar da nave. A Administração Federal de Avião dos EUA (FAA, na sigla em inglês) investigou o acidente e afirmou que a SpaceX identificou a necessidade de realizar 17 correções na nave.

O terceiro voo aconteceu em março de 2024 e durou 50 minutos. A Starship foi destruída, mas a empresa considerou esse teste um avanço porque nunca tinha ido tão longe neste tipo de teste.

O quarto teste foi em junho de 2024 e foi o primeiro bem-sucedido. A Starship conseguiu pousar no Oceano Índico, e o Super Heavy, no Golfo do México, como planejado.

Na quinta missão, em outubro de 2024, a empresa conseguiu o retorno inédito do Super Heavy com a captura no ar pelos "braços da plataforma" e o pouso da Starship no Oceano Índico. A cápsula explodiu, como já era esperado, segundo a companhia.

A manobra de retorno do foguete para a base de lançamento pode tornar voos espaciais mais baratos.

No sexto teste, em novembro de 2024, a SpaceX não conseguiu fazer com que o foguete Super Heavy (propulsor da Starship) retornasse para a plataforma de lançamento, como aconteceu no mês anterior.

O foguete acabou pousando no Golfo do México poucos minutos depois do lançamento, o que estava previsto caso não houvessem condições ou o comando específico do diretor da missão para repetir a manobra. A nave pousou no Oceano Índico cerca de uma 1h depois de decolar.

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, assistiu à missão do local do lançamento, a base da SpaceX em Boca Chica, no Texas, nos Estados Unidos, com Elon Musk.

Trump já tinha anunciado que o bilionário iria liderar o novo Departamento de Eficiência Governamental durante o seu mandato.

No sétimo voo, em janeiro de 2025, a empresa de Musk conseguiu repetir manobra em que o foguete Super Heavy é levado de volta à plataforma de lançamento.

Mas a SpaceX perdeu o contato com a nave, pouco antes do pouso, o que já tinha acontecido em outros testes.

Daquela vez, um vídeo registrou destroços da Starship riscando o céu no Haiti. Por segurança, voos comerciais que cruzavam a região do Caribe foram forçados a desviar de suas rotas.

A empresa disse que os destroços caíram em áreas designadas para tal.

No oitavo voo da Starship, no início de março, a SpaceX perdeu novamente o contato com a nave cerca de 10 minutos após o lançamento.

Vídeos registraram os destroços da nave no céu na região das Bahamas. Segundo o governo dos EUA, 240 voos no país foram prejudicados pela explosão.

Apesar disso, pela terceira vez, a empresa conseguiu "capturar" em pleno ar o foguete que transportou a nave, pouco antes de ele pousar, e colocá-lo de volta na plataforma de decolagem.


			
				SpaceX tenta lançar nave Starship nesta terça, após explosões
Starship. — Foto: Arte/ g1

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X