
O Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), vinculado à Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) e localizado no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió, está com agendamento aberto para visitas escolares e sessões voltadas ao público em geral. Todas as atividades são gratuitas e voltadas à divulgação científica e ao encantamento pelo universo, por meio de experiências imersivas e observações astronômicas com telescópios.
As visitas escolares podem ser agendadas para as manhãs de segunda, quarta e sexta-feira, das 8h às 12h, e nas tardes e noites de terça e quinta-feira, das 14h às 17h e das 19h às 20h. Aos sábados, o espaço realiza sessões abertas ao público, também das 19h às 20h. Para agendar, os interessados devem entrar em contato com o coordenador do observatório, professor Adriano Aubert Silva Barros, pelo telefone ou WhatsApp (82) 99981-5724, ou ainda pelo e-mail [email protected]. Escolas que não pertencem à Rede Pública Estadual devem enviar um ofício digital assinado, sugerindo a data e o horário desejados, utilizando o mesmo e-mail de contato.
Leia também
Em funcionamento desde 2009, o OAGLL é um dos poucos espaços no Brasil que reúne, em um só local, um observatório astronômico e um planetário digital. O planetário tem capacidade para 35 pessoas por sessão e oferece experiências audiovisuais imersivas que estimulam o aprendizado e o interesse científico em crianças, jovens e adultos. Já o observatório permite a observação direta da Lua, planetas como Júpiter e Saturno, estrelas e outros corpos celestes, proporcionando uma vivência prática de contemplação do céu.
Segundo o professor Adriano Aubert, o espaço oferece uma oportunidade única de ampliar a compreensão sobre as relações entre o micro e o macrocosmo, promovendo reflexões sobre a posição do ser humano no universo. Para ele, “a Astronomia é, por excelência, uma ciência integradora, que nos permite compreender que todas as áreas do conhecimento, em alguma medida, relacionam-se com a natureza e com o universo como um todo”.