Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Quem foi Mama Cax, modelo homenageada pelo Google

A ativista foi uma das primeiras a debater representatividade e inclusão na moda. Ela morreu aos 30 anos em decorrência de um câncer

Nesta quarta-feira (8), o Google homenageia a modelo Mama Cax, mulher negra e com deficiência que se tornou símbolo da luta pela diversidade no mundo da moda.

No lugar da logomarca tradicional, uma ilustração colorida de Mama, feita pela artista Lucy Lucien, aparece na página inicial do site de buscas.

Leia também

A Coluna Moda Fora dos Padrões relembra a trajetória da haitiana-americana que foi um verdadeiro marco de resistência e representatividade nas passarelas.

Recomeço

Mama Cax, nome artístico de Cacsmy Brutus, nasceu em Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 1989, mas passou parte da infância no Haiti. Aos 16 anos, ela teve a perna amputada em decorrência de uma cirurgia nos quadris para tratar um câncer no pulmão e nos ossos.

A perda do membro ainda tão jovem a deixou depressiva, uma vez que teria de reaprender a viver e se locomover de uma nova maneira. Por conta disso, Mama demorou a aceitar a prótese recém-implantada.

Com o tempo, no entanto, ela fez as pazes com a autoestima e passou a tratar o desafio com mais gentileza. Mama Cax começou a utilizar próteses coloridas como extensão de sua personalidade artística e de seu interesse por moda. O gesto, apesar de singelo, foi o ponto de partida de uma nova história.

“A positividade do corpo não é realmente sobre o exterior e ser vaidoso”, contou ela à revista Here, em 2019. “Trata-se de saber que, uma vez que você ama seu corpo, você se torna confiante.”

Mama foi um símbolo de resistência e representatividade nas passarelas
Mama foi um símbolo de resistência e representatividade nas passarelas | Foto: Noam Galai/Getty Images for NYFW: The Shows/Getty Images

Representatividade

Na fase adulta, Mama Cax passou a usar as redes sociais como uma ferramenta de militância. Nas publicações e palestras que era convidada, abordava um assunto ainda pouco explorado na moda: representatividade.

Em 2017, ela estrelou a primeira campanha na indústria fashion. Um ano depois, foi capa da revista Teen Vogue. No dia 8 de fevereiro de 2019, atingiu o auge da sua trajetória ao desfilar na Semana de Moda de Nova York. A data emblemática foi escolhida pelo Google para homenagear a modelo.

Depois da apresentação na New York Fashion Week, a carreira da jovem decolou: ela voou para Dubai e Londres, na Inglaterra, para sessões de fotos, foi até Paris para conceder entrevistas e palestrou no South by Southwest, um dos maiores eventos de inovação do mundo.

Poucos meses depois, o câncer no pulmão e nos ossos se agravou. Mama Cax faleceu no dia 16 de dezembro de 2019, aos 30 anos de idade. Com um legado marcado pela luta, força e resistência, a história de vida da modelo foi abraçada com carinho pelo universo da moda.

Certa vez, questionada pela publicação norte-americana da Glamour o que significava para ela subir na passarela e desfilar, Mama respondeu sem rodeios: “É um ato de amor próprio”. “Modelar não é apenas cuidar de mim, mas cuidar da minha comunidade e garantir que todas as portas que eu abrir permaneçam abertas”, incrementou. Enquanto viveu, essa foi a missão que a guiou.

Em 2018, Mama foi convidada para ser o rosto da linha Adaptive, da Tommy Hilfiger, voltada para pessoas com deficiência. Tanto a iniciativa da etiqueta quanto a escolha da modelo foram amplamente comentadas pela mídia. “Vendo que tenho muitas pessoas com deficiência que me admiram, apenas estar naquele espaço foi uma honra. A linha é incrível. Inclui muitas peças que se juntam com ímãs”, comentou à época em entrevista à The Standard.

A página interativa do Google está exibida apenas para países das Américas e da Europa. Pode ser visualizada tanto no computador quanto em celulares.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas