Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Pelosi conversou com militares para evitar uso de armas nucleares

Presidente da Câmara dos EUA disse que quis evitar que Trump usasse armas nucleares

A presidente da Câmara dos Representantes dos EUA (equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil), a democrata Nancy Pelosi, revelou nesta sexta-feira (8) ter conversado com o comando militar do país para encontrar uma forma de impedir que Donald Trump lance uma ataque nuclear em seus últimos dias na Casa Branca.

Não há nenhuma informação, até o momento, de que o atual presidente pretenda tomar qualquer ação neste sentido. O mandato do republicano acaba no próximo dia 20, quando Joe Biden assumirá o comando do país.

Leia também

Mesmo assim, Pelosi disse ter conversado com a cúpula militar em busca de uma maneira de impedir que Trump tenha acesso aos códigos nucleares caso ele decida realizar um ataque.

"Nesta manhã, falei com o chefe do Estado-Maior Conjunto, Mark Milley, para discutir as precauções disponíveis para evitar que um presidente instável inicie hostilidades militares ou acesse os códigos de lançamento e ordene um ataque nuclear", escreveu Pelosi em uma carta para os deputados.

"A situação deste presidente desequilibrado não poderia ser mais perigosa, e devemos fazer tudo o que pudermos para proteger o povo americano de seu ataque desequilibrado ao nosso país e à nossa democracia."

No documento, a presidente da Câmara também voltou a defender que Trump seja afastado do cargo por meio da 25ª Emenda da Constituição ?dispositivo que permite ao vice-presidente assumir o comando do país caso o titular não seja capaz de cumprir suas funções.

Pelosi também repetiu a ameaça de autorizar a abertura de um processo de impeachment contra o atual presidente, caso o vice, Mike Pence, não acione o artigo constitucional nos próximos dias.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas