Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Pegadas descobertas na Arábia Saudita mostram como o homem deixou a África

Estudo foi publicado na regista ?Science Advances?

Há cerca de 120 mil anos, no que hoje é o norte da Arábia Saudita, um pequeno grupo de Homo sapiens parou para beber e procurar comida em um lago raso, também frequentado por camelos, búfalos e elefantes maiores do que qualquer espécie atual.

Pode ser que os seres humanos tenham caçado esses grandes mamíferos, mas não permaneceram naquele local por muito tempo, tendo sido o lago apenas uma parada em uma viagem mais longa.

Leia também

Este cenário foi reconstruído por pesquisadores em um estudo publicado nesta quarta-feira na revista "Science Advances", devido à descoberta de pegadas de seres humanos e animais no deserto de Nefude, que jogam luz sobre os caminhos percorridos por nossos antepassados ao deixarem a África.

A Península Arábica se caracteriza, hoje, por desertos extensos e áridos, que teriam sido inóspitos para os primeiros seres humanos e os animais que eles caçavam. Mas pesquisas da última década mostraram que essa região nem sempre foi assim.

Devido a variações climáticas naturais, houve condições muito mais verdes e úmidas em um período conhecido como último interglacial. A Arábia daquela época se assemelhava mais às planícies semiáridas da atual savana africana.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas