
O novo líder da Igreja Católica é o estadunidense Robert Francis Prevost, de 69 anos, que usará o nome Leão XVI. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (8), no Vaticano, após o fim do conclave e a liberação da fumaça branca na Capela Sistina.
Prevost nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, e foi ordenado padre em 1982. Ele é conhecido como o “pastor de duas pátrias” devido à sua atuação missionária no Peru durante os anos 80 e será o primeiro pontífice norte-americano da história.
Leia também
Robert também enfrentou situações políticas delicadas, como o governo de Alberto Fujimori, e ocupou cargos de destaque na Igreja local.
Antes do conclave, o novo papa exercia duas funções importantes no Vaticano: prefeito do Dicastério para os Bispos, responsável pela nomeação de bispos em todo o mundo, e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina. Foi nomeado cardeal em 2023.
Com perfil discreto e formação em teologia e direito canônico, Prevost é considerado um reformista alinhado ao estilo do papa Francisco.