Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Itamaraty emite alerta de segurança a brasileiros na Venezuela

País elegeu Maduro pela 3ª vez. Diversos protestos ocorrem no país, o que resultou em alerta do Itamaraty


				
					Itamaraty emite alerta de segurança a brasileiros na Venezuela
Governo do Brasil pede que brasileiros evitem áreas onde se encontram os protestos e que evitem aglomerações. Foto: Pedro Rances Mattey/Anadolu via Getty Images

O governo federal, por meio do Ministério das Relações Exteriores, emitiu um comunicado, nessa segunda-feira (29/7). O Itamaraty pede que brasileiros residentes, a caminho ou com viagem marcada para a Venezuela mantenham-se atentos sobre a situação de segurança no país.

O anúncio ocorre após a população venezuelana ir até as ruas protestar contra o resultado das eleições, que elegeu Nicolás Maduro pela terceira vez, e que é visto como fraude.

Leia também

O governo do Brasil pede que brasileiros evitem áreas onde se encontram os protestos e que evitem aglomerações.

Confira a nota do Itamaraty:

“Em vista dos recentes acontecimentos na Venezuela, o Ministério das Relações Exteriores recomenda que brasileiros e brasileiras residentes, em trânsito ou com viagem marcada no país acompanhem a página e as mídias sociais da Embaixada do Brasil em Caracas, mantenham-se informados sobre a situação de segurança nas áreas onde se encontram e evitem aglomerações.”

Crise após resultado

A Venezuela encontra-se em meio a um impasse eleitoral após o resultado das eleições presidenciais deste domingo (28/7).

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão responsável pela supervisão do processo eleitoral e considerado alinhado ao governo, declarou a reeleição de Nicolás Maduro com 51,2% dos votos.

Contudo, a oposição contesta o resultado, acusando o governo de fraude e afirmando que o verdadeiro vencedor é o candidato Edmundo González.

Nesta última eleição, a ausência de divulgação das atas eleitorais, documentos que registram os votos de cada urna, tem sido um dos principais pontos de crítica e desconfiança.

O governo brasileiro, entre outros, solicitou oficialmente que a Venezuela apresente essas atas para assegurar a transparência do processo.

Protestos na capital

As tensões se elevaram nas ruas de Caracas, capital do país, na noite dessa segunda-feira (29/7). Milhares de manifestantes protestaram contra o resultado eleitoral, clamando por uma transição de poder. Houve, inclusive, um panelaço de mais de 20 minutos contra Maduro.

Gritos de “entregue o poder” ecoaram pelas ruas, e imagens de Nicolás Maduro foram queimadas em sinal de repúdio. No estado de Fálcon, uma estátua de Hugo Chavez, antecessor de Maduro, foi derrubada por manifestantes.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X