Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Guatemala prende jornalista que publicou denúncias sobre presidente

A sede do jornal também foi invadida, em uma operação que o veículo atribuiu a uma retaliação por suas publicações

A polícia da Guatemala prendeu o jornalista José Rubén Zamora, presidente do jornal "El Periódico", que denunciou supostos atos de corrupção envolvendo o presidente Alejandro Giammattei e a procuradora-geral do país, Consuelo Porras.


Zamora foi detido na sexta-feira (29) em sua residência no sul da Cidade da Guatemala no âmbito de uma investigação sobre lavagem de dinheiro. A sede do jornal também foi invadida, em uma operação que o veículo atribuiu a uma retaliação por suas publicações.

Leia também


Segundo Rafael Curruchiche, chefe da Promotoria Especial Contra a Impunidade (Feci) do Ministério Público, a prisão de Zamora "não tem nada a ver com sua condição de jornalista, mas sim por um possível ato de lavagem de dinheiro em sua condição de empresário".


Curruchiche foi adicionado recentemente pelos Estados Unidos à Lista Engel de "corruptos e antidemocráticos". Segundo os EUA, o funcionário liderou investigações com acusações espúrias contra ex-promotores antimáfia.


O El Periódico é reconhecido internacionalmente por seu trabalho investigativo. O ombudsman da publicação, Jordán Rodas, lamentou a prisão de Zamora e lembrou que o jornalista possui medidas cautelares da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).


"Estamos em um momento muito difícil. Não gostaria de pensar que estamos nos tornando a Nicarágua 2.0", disse Rodas, referindo-se às prisões e condenações de jornalistas críticos ao ditador nicaraguense Daniel Ortega nos últimos anos.


Jornalistas guatemaltecos protestaram contra a prisão de Zamora. "Não se cala a verdade calando jornalistas!", gritaram no sábado funcionários do El Periódico e de outros meios de comunicação em frente aos tribunais do centro da capital, para onde Zamora foi levado por volta da 0h.


Na edição de sábado, o El Periódico culpa o presidente do país pela prisão de Zamora, que iniciou uma greve de fome em protesto por sua detenção.


Pedro Vaca, relator especial para a Liberdade de Expressão da CIDH, tuitou que acompanha a prisão e as buscas que policiais e promotores realizaram no jornal. "Faço um apelo às autoridades para que zelem pelo cumprimento dos direitos e garantias judiciais."
Em junho, a CIDH incluiu a Guatemala em sua lista de países onde observa graves violações de direitos humanos, acusação que Giammattei rejeita.


O Ministério Público, sob a liderança de Consuelo Porras, foi questionado por prender e processar vários juízes e promotores antimáfia, embora a entidade assegure que todos eles descumpriram funções.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas