Estado Islâmico confirma morte de Baghdadi e anuncia nome de novo líder

Grupo que monitora atividade extremista na internet alertou sobre mensagem do grupo terrorista sobre morte de seu líder

O Site Intel Group, organização que monitora a atividade de extremistas na internet, informou que o Estado Islâmico divulgou uma mensagem em que confirma a morte de Abu Bakr al-Baghdadi e cita o nome de um novo líder, Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi.
Segundo Rita Katz, diretora do Site Intel Group, na mensagem do porta-voz Abu Hamza al-Qurashi é confirmada também a morte de Abu Hassan al-Muhajir's, que seria o primeiro substituto de Baghdadi.
"É uma mensagem muito curta. Essencialmente, apenas uma confirmação das recentes mortes de lideranças, uma ameaça de que a presença do grupo continua em todo o mundo e um pedido para os apoiadores do EI cumprirem os desejos deixados por Baghdadi", comenta a analista.
Imagens
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos divulgou nesta quarta (30) imagens da operação na Síria que resultou na morte do terrorista Abu Bakr al-Baghdadi, cabeça do grupo Estado Islâmico.
Segundo o Pentágono, os terroristas abriram fogo contra uma aeronave dos EUA. Em seguida, os militares norte-americanos responderam com outros disparos e explosões, que podem ser vistas no início do vídeo.
Depois, os militares cercam o conjunto onde Baghdadi foi encontrado. "Aqueles que saíram do prédio foram revistados em busca de armas e explosivos e afastados da área", disse o general do Exército dos EUA Kenneth McKenzie Jr.
O militar também revisou para dois - e não três - o número de crianças que estavam junto ao terrorista e morreram. "Sobre os últimos momentos de Baghdadi, posso dizer o seguinte: ele se arrastou para um buraco com duas crianças pequenas e se explodiu enquanto ainda estavam no chão", afirmou McKenzie Jr. "Com base nisso, você pode deduzir que tipo de pessoa ele era", acrescentou.